José Pedro Sambú eleito presidente do Supremo Tribunal de Justiça


Presidente eléito do supremo tribunal José Pedro Sambu (foto Martinho Mendes)


Por: Martinho Mendes
O Juiz Conselheiro José Pedro Sambú venceu está sexta-feira, 10-12-2021, as eleições para o cargo do presidente do supremo tribunal de justiça (STJ) e do conselho superior da magistratura judicial da Guiné-Bissau.
O processo de votação, decorreu na Palácio de justiça em Bissau num universo de 12 votantes na qual José Pedro Sambú, obteve oito votos a favor, quatro abstenção, zerro branco e zero nulo.
Presidente da comissão eleitoral, Humiliano Alves Cardoso é quem anunciou os resultados das quais Juiz conselheiro José Pedro Sambú saiu como vencedor do escrutínio.
De acordo com, Humiliano Alves Cardoso, foram 12 inscritos entre as quais 8 votos validos, quatros abstenção zero votos em branco e zero votos nulos, onde a candidatura Osíris Francisco Pina Ferreira teve zero votos, o segundo concorrente Juca Armando Nancassa também com zero votos apesar de os dois terem desistido da corrida, foram de mesmo mencionados, e o terceiro candidato José Pedro Sambú obteve oito votos a favor.


Na sua primeira reação, o novo presidente eleito, José Pedro Sambú, elegeu diálogo como forma de ultrapassar os constrangimentos na justiça guineense e manifestou-se a sua disponibilidade em colaborar com as entidades e operadores judiciais no sentido de trabalhar convista uma solução não definitiva mas atenuante no setor judicial do país.
“ Primeiramente quero agradecer colegas juízes conselheiros que me consideram a honra e confiança para presidir o mais alto instância judicial guineense” disse.
Questionado se não está preocupado de concorrer sozinho a liderança do STJ, Sambú afirmou que, não está preocupado por a desistência na corrida os candidatos da Osíris Francisco Pina Ferreira e Juca Armando Nancassa.
“Eu não estou preocupado mas sim lamento apenas por outros não terem participado mas naturalmente é compreensível porque trata-se de um processo democrático e, eles têm direito de participar ou não nas eleições “ frisou.
José Pedro Sambú disse que, os desafios são enormes frisando que o vice-presidente do STJ já iniciou com as reformas no supremo e por outro lado prometeu continuar com as mães no Tribunal de Relação, na Primeira Instância e nos tribunais sectoriais engradece-las com o apoio do Governo convista a resolver problemas e aproximação de justiça ao povo.
De referir que, a candidatura de Osíris Francisco Pina Ferreira e o da Juca Armando Nancassa não participaram nas eleições por terem manifestado junto da comissão eleitoral as suas desistencia na corrida alegando vicissitudes do processo eleitoral.