José Pedro Sambú: “Atualização de cartografia eleitoral deve ser exercida com serenidade e profissionalismo “

O Ministério da administração territorial e o Gabinete técnico de apoio ao processo eleitoral, anunciaram esta sexta-feira 26/03/2021, que a operação de atualização de cartografia eleitoral 2021 terá início no dia 28 de Março.

Comunicando a imprensa, o Diretor Geral do GTAPE Buan Nambana, explicou que este é um trabalho que se realiza antes do recenseamento eleitoral. E é ali que se define as localidades onde situam as mesas de recenseamento e de assembleia de votos.

Buan Nambana, avançou que já está criada a comissão que vai gerir os trabalhos no terreno, e essa comissão é formada pelos técnicos do Ministério da administração territorial, na pessoa do seu secretário Geral, Diretor Geral de geografia e cadastro, Diretor Geral do Instituto Nacional de estatística e o próprio Diretor Geral da GTAPE. E esta equipe vai trabalhar em conjunto com a CRE, comissão de recenseamento eleitoral e delegados dos partidos políticos .

Nambana, não divulgou o orçamento, mas garante que vai cobrir todas as atividades no terreno e de extração de coordenadas das localidades das mesas a nivel dos setores.

O ato contou com a presença do Presidente da CNE que, por sua vez, reitera a sua disponibilidade em interagir com as estruturas do GTAPE, para que os resultados preconizados nesta fase de atualização sejam bem sucedidos.

José Pedro Sambú, estimula os chefes das equipas, que durante o processo de recolha de dados devem exercer suas funções com serenidade e profissionalismo.
Por outro lado, exorta os partidos políticos, enquanto partes interessados, a não se abdicarem do exercício pleno dos seus direitos e deveres, em nome da transparência e credibilidade neste processo de atualização cartográfica e na essência dos atos eleitorais, em particular, nas eleições autárquicas previsto para este ano.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: