José Pedro Sambú afirma que o ano judicial findo foi “difícil, dramático e conturbado”

Por: Martinho Mendes

O presidente do Supremo Tribunal de Justiça e do conselho superior da magistratura judicial, venerando juiz Conselheiro, José Pedro Sambú, afirmou esta quarta-feira, 16-03-2022, que o ano judicial findo foi “difícil, contribuindo e dramático” no domínio da concretização da agenda judicial.

Pedro Sambú discursava a margem da abertura solene do ano judicial 2022/2023, que na ocasião disse que , a justiça foi marcada “fortemente” pela pandemia de covid-19 que assolou o mundo nos últimos anos afetando setores de atividade do país e judiciário.

“O ano findo foi particularmente dramático com a morte em seu pleno exercício da função o venerando juiz Conselheiro Augusto Mendes que representava o Estado da Guiné-Bissau no tribunal da UEMOA e também o desaparecimento físico Mamadú Saido Baldé eleito ao cargo do presidente do STJ em maio do ano passado”.

Por sua vez, o procurador-geral da república Bacari Biai fala da “ideia farsa” de que se tem sobre a justiça na Guiné-Bissau.

Segundo Biai a ideia é que a justiça guineense está a desvalorizar-se tendo afirmado que o arrastar dos processos judicial está a afastar cidadãos de tribunais.

“Na verdade a justiça guineense passa como moeda de dois lados, a ideia farsa que a nossa justiça está a desvalorizar-se, que há justiça para os ricos e a justiça para os pobres”.

Bacari Biai aponta como obstáculo o arrastar dos processos judicial que afetam os cidadãos de tribunais acrescentando que essa falta de confiança arruína economia e minar o Estado de Direito Democrático.

De referir que, a abertura do judicial foi presidido pelo presidente república no Palácio da justiça na presença das diferentes personalidades que atuam diretamente no setor da justiça e corpos diplomáticos acreditados no país.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: