Jorge Carlos Fonseca ” Pretendemos abrir uma nova página na relação entre Guiné-Bissau e Cabo Verde “

O Presidente da República de Cabo Verde Jorge Carlos Fonseca, afirmou esta segunda-feira 18 de Janeiro de 2021, que a sua primeira visita oficial a Guiné-Bissau Bissau, visa abrir uma nova página na relação e cooperação com benefícios mútuos entre os dois países irmãos e amigos.

” Nos pretendemos com a Guiné-Bissau abrir uma nova página na relação não é uma relação dos anos 70, mas sim, uma relação mais próxima de uma base diferente que se respeitam e, que podem cooperara com benefícios mútuos que se constituem democracias em Estado de direito é nesta base e contexto que eu estou aqui “

Jorge Carlos Fonseca, que inicia hoje uma visita oficial de três dias a Guiné-Bissau falava no aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, em Bissau. Na qual o chefe de Estado Cabo-verdiano defendeu que Cabo Verde e Guiné-Bissau devem estar unidos, juntos e próximos independentemente das conjunturas políticas e de quem é o presidente, primeiro-ministro ou partido que está no poder.

” O que nos uni é a história, luta, consanguinidade e fraternidade. Portanto podem mudar os governos, presidente de república e maioria no parlamento, mas temos que criar base forte e sólida para trabalhar e defender os princípios que são comuns na União Africana CEDEAO CPLP, sobretudo criar uma aproximação humana mais forte e intensa entre os dois povos”. Defendeu

Acompanhado do Ministro do Estado e de Conselho de Ministros de Cabo Verde, Deputados da Nação e alguns empresários, Carlos Fonseca disse esperar que a visita constitua novo ponto de partida e nova alargada nas relações diplomáticas entre os dois países.        

” Espero que esta visita constitua um novo ponto de partida e nova alargada nas relações entre Guiné-Bissau e Cabo Verde e por isso contamos com o Presidente d República, Partidos políticos, profissionais de comunicação social comentadores e analistas políticos, mas preservando sempre aquilo que é essencial a história, luta e cumplicidade da Guiné e Cabo Verde”. Asseverou

Entretanto, o chefe de Estado da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco, considerou a visita de especial tendo prometido visitar Cabo Verde antes de realização das das eleições legislativas naquele país.

” Recebi uma visita muito especial e como sabem esta é a primeira visita oficial de um presidente da república irmão de Cabo Verde à Guiné-Bissau.” Disse para de seguida prometer que antes das eleições legislativas vai também realizar uma visita oficial ao Cabo Verde”. Promete Embaló

Salienta-se que no final da tarde de hoje os dois chefes de Estados vão proceder com uma declaração conjunta no palácio da república em Bissau.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

Ligue-nos

Share on Social Media
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x