ITA promove seminario sobre a valorização das línguas maternas


O instituto de tradução de alfabetização reúne com os representantes dos diferentes grupos étnicos no país para juntos darem mais vitalidade as línguas maternas.
O seminário iniciado na manhã desta segunda-feira, 21-03-2022, no centro cultural francês em Bissau, tem como objetivo principal, de saber o número exato das etnias e como dar mais vida as línguas maternas, que segundo o diretor executivo de ITA, estão a desaparecer pouco a pouco, “algumas línguas maternas estão a desaparecer no país, um Facto que não nos agrada, mas com este seminário vamos tentar fazer para que tudo seja regularizada”. assumiu
Miguel indeque, ainda referiu que está em plano a criação de uma plataforma digital sobre as línguas maternas do país para melhor conhecê-las, e como as suas implementações nos deferentes setores, “está a ser trabalhada para que as línguas maternas sejam estudadas de forma digital e suas aparições em deferentes locais de convívio”.
João Cornélio em representação do ministério da cultura e desportos, disse que a iniciativa é louvavel e bem recebida por parte da instituição que representa, prometeu dar a continuidade do trabalho, “este tipo iniciativa sempre é louvável, por isso vamos acompanhar o desenrolar do processo”.
O instituto de tradução de alfabetização (ITA), foi criada em 2014 com intuito de saber quantas e quais são as etnias existentes no país. No primeiro dia do seminário esteve presente sete étnias, balanta, mansoanca, papéis, bijagos, manjacos, mancanhas, o seminário continua até dia 24 de mês do março do ano em curso.