Israel: Benyamin Netanyahu reivindica uma “enorme vitória para a direita” nas eleições legislativas

De acordo com as sondagens de saída, o partido Likud do primeiro-ministro cessante ganhou entre 31 e 33 lugares no parlamento de 120 lugares.

Benyamin Netanyahu reclamou uma “enorme vitória para a direita” na terça-feira, 23 de Março, depois do seu partido Likud ter encabeçado as eleições parlamentares de Israel, de acordo com as primeiras projecções. “É evidente que uma esmagadora maioria dos cidadãos israelitas são de direita e querem um governo de direita forte e estável”, tweetou o primeiro-ministro cessante.

De acordo com as sondagens de saída, o Likud ganha entre 31 e 33 lugares no Knesset de 120 lugares, o parlamento israelita. O partido de Benyamin Netanyahu está, portanto, de acordo com estas projecções, muito à frente do partido Yesh Atid (“Há um futuro”) do centrista Yair Lapid. Este último é creditado com 16 a 18 lugares.

A corrida às alianças para obter uma maioria
Depois disso, há quase uma dúzia de partidos abaixo da marca dos dez lugares no final destas eleições legislativas, a quarta em quase dois anos. As três eleições anteriores tinham colocado Benyamin Netanyahu e o seu antigo grande rival, Benny Gantz, pescoço e pescoço.

É necessária uma maioria de 61 deputados para formar um governo. O líder do Likud está a contar com alianças com grupos religiosos e, pela primeira vez, com a extrema-direita. Pela sua parte, Yair Lapid conta com um acordo com as partes da esquerda, o centro e também a direita decepcionada com o Primeiro Ministro. Segundo estas projecções, o “bloco Netanyahu” terá entre 51 e 56 deputados, contra entre 48 e 52 para o bloco liderado pelo seu rival, graças ao bom desempenho dos seus aliados de esquerda.

Nesta eleição, que tem o ar de um referendo sobre o primeiro-ministro cessante, o líder do partido de direita radical (que flutua entre 6 e 8 lugares de acordo com as projecções) ainda não escolheu oficialmente o seu acampamento.

AFP

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: