Iniciou com duração de dois dias a Conferência da Autonomia Administrativa da Zona Insular na ANP

Iniciou esta segunda-feira, 18 de janeiro de 2021, 1° Ciclo de conferência Autonomia Administrativa da Zona Insular na Assembleia Nacional Popular sob lema “ I ASIN PROPI, ES I DISTINU KU NO KUDJI “, no âmbito de projecto da região insular autónoma.

Presidindo sessão de abertura o Presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassama disse que, a conferência interpela a todos para uma profunda reflexões sobre uma questão sucessiva adiada e mal debatida na nossa sociedade a problemática da concessão da autonomias duma região.

Cassama avisa ainda a classe política nacional que a situação de autonomia da região insular do país não é uma opção partidária mas é algo profundo que possa contribuir na transformação da região.

Cipriano Cassama chamou atenção aos seminaristas de que a questão de autonomia não deve ser entendida e nem interpretada como sinônimo da independência, mas sim deve ser aproveitada para transformação da aquele região com repositório do dividendo das práticas de crimes transnacionais.

Presidente do hemiciclo guineense lembrou que o país dispõe de algumas zonas que pela sua características similares devem merecer mesmo tratamento pelos poderes públicos com efeito sem prejuízo da solidariedade institucional e que contribuirá na produção de riquezas em maior escola para um avanço significativo da qualidade da vida e bem estar social das populações de Bolama.

Por sua vez o presidente da comissão organizadora sobre autonomia da região insular, Francisco Conduto De Pina disse que, com a autonomia insular a zona vai-se conseguir ajudar as crianças e a população da região o bem estar a saúde e a educação.

O evento conta com discursos improvisados de seis ( 6 ) partidos políticos com acento no parlamento, PAIGC, MADEM-G15, PRS, APU- PDGB, UM e PND todos congratularam com a iniciativa.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

Share on Social Media
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x