INEP lança portal online para melhor acesso a biblioteca e arquivos públicos nacionais

Por: Laércia Valeriana Insali

Instituto de estudos e pesquisas lançou esta terça-feira 15/03/2022 uma nova plataforma online da difusão de informações das áreas de ciências sociais e tecnologias, e ao mesmo tempo a segunda edição do livro N’tori palan, no anfiteatro do INEP.

INEP lança livro “ N'tori palan na contanu historia di Guiné-Bissau”

Para Diretor Geral do INEP, a criação do portal baseia-se numa das opções da estratégia do INEP, de promover a presença ativa através de novas tecnologias de informação definidos em quatro eixos, informações das coleções e acessos bibliográficos, acesso a biblioteca publica e nacional, acesso a arquivos públicos nacionais e fornecimento e acesso de informações aos pesquisadores e publico em geral.

Samba Tenem Camará, disse que este portal vai difundir as informações e tornar os trabalhos académicos mais perto dos estudantes guineense e do mundo, cumprindo com objetivos culturais, sociais e pedagógicos através do uso das tecnologias que ajudará a impulsionar as investigações fundamentais ao serviço do desenvolvimento, através de www.inep.gw .

Segundo representante do PNUD no país, a criação do website é um passo importante para INEP como uma instituição de pesquisa, a fim de facilitar nos resgates dos documentos públicos nacionais e como forma de voltar aos acontecimentos passados.

Timóteo Saba N’bunde, ministro do ensino superior e investigação cientifica, considera que o instituto de estudos e pesquisas está a se internacionalizar como nunca e que o portal vai contribuir para avanço de produção e divulgação dos trabalhos científicos.

INEP lança livro “ N’tori palan na contanu historia di Guiné-Bissau”

Após o website, INEP com apoio do PNUD e PBF ( Peace building fund), o representante do PNUD realçou a figura de N’tori como o incontornável da banda desenhada guineense na sensibilização em diferentes domínios e um testemunho vivo de criatividade.

Por sua vez, Timóteo N’bunde referiu as compreensões e ensinamentos da figura N’tori na nossa sociedade.

“ o livro de N’tori palan reflete numa busca pela compreensão das complexidades da nossa sociedade, que busca relatar problemas sociais e culturais.

Livro foi produzido no âmbito do projeto de estabilização política e reforma através da construção de confiança e dialogo inclusivo, com apoio do PNUD e financiamemto do PBF.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: