Imprensas Sub-Regional participam na conferência sobre ações da UEMOA

Por: Laércia Valeriana Insali

Deu inicio esta segunda feira 12/07/2021 o encontro de informação e sensibilização sobre ações da UEMOA destinado a imprensa dos países membro em Ouagadougou Burkina-Faso.

Na manhã deste primeiro dia, o Sr. Sawadogo Janvier, Chefe da Divisão de monitorização e análise da política comercial fez uma apresentação sobre “o comércio intracomunitário da zona UEMOA”, revelando a “progressão” do comércio da zona UEMOA desde a sua criação.

“Temos vindo a registar, desde 1994, um aumento contínuo do comércio entre os países da UEMOA. Passámos de 400 mil milhões de francos CFA para 2.000 mil milhões de francos CFA até à data em termos de exportações”, revelou o Sr. Sawadogo.

Além disso, observou que a crise sanitária da pandemia do coronavírus Covid-19 não poupou os resultados dos países da união cujas previsões de crescimento foram, portanto, revistas em baixa. “Há que reconhecer que a crise Covid-19 abrandou as nossas economias; passámos de uma taxa de crescimento projectada de 5% para uma taxa de crescimento real de cerca de 1%”, disse, acrescentando que os Estados têm sido resilientes apesar desta crise.

Atelier de 3 dias reúne as autoridades da UEMOA e os homens e mulheres da imprensa sub-regional, com objetivo de sensibilizar e informar sobre as atividades da organização.

Durante os três dias de trabalho se debaterá questões ligadas ás mobilidades intercomunitárias no seio do espaço UEMOA, o quadro jurídico e institucional, a apresentação do conselho de trabalho e de dialogo social, órgão responsável pela supervisão e proteção dos direitos de trabalho dirigido atualmente pelo senegalês Birane Thiam, que na sua intervenção lembrou aos estados membros a responsabilidade que têm para com os trabalhadores e chamou atenção ao respeito e direito dos funcionários como estão plasmados na constituição da republica e as cartas internacionais dos direitos e proteção dos trabalhadores, mas advertiu aos sindicalistas de não usarem esse direito como uma arma de retalhação.

“um trabalhador é um ser social, não é um agente de atividade económico no sentido restrito, alem mais ele tem uma família em gestão, de modo que merece um respeito particular” proferiu

Thiam, adiantou ainda no que tange ao direito contratual sobre a ininteruptabilidade do serviço, as revindicações até greve são direitos que a lei assiste a um trabalhador, no entanto o contratanter não é obrigado a pagar funcionário em ausência do seu posto.
Por fim, aconselha os estados a incluírem os trabalhadores e defensores dos trabalhadores nos processos de elaboração do plano orçamental, para evitar as inconveniências e desigualdades na execução deste mesmo plano.

No meio Birane Thiam Secretario Geral da CTDS (Conselho dos trabalhadores e de dialgo social da UEMOA

“a consequência de não envolver as organizações de sociedade civil ou representantes dos trabalhadores no processo de tomada de decisão, motiva as posteriores revindicações, o que obrigará o estado a adotar um outro orçamento retificativo, em que de mesmo será obrigado a adotar politicas de austeridade mais severas” disse

No plano financeiro, o relatório demonstra os estados incumpridores do espaço UEMOA em que a Guiné-Bissau figura entre os primeiros, entre os não honradores dos compromissos dos desafios da organização sub-regional.
Os responsáveis demonstraram quadro de financiamentos e apoios que não refletiram ou tiveram um impacto direto nas comunidades e de investimentos sem retornos por parte das autoridades nacionais.

Aberto pelo Secretário-Geral da Presidência da Comissão da UEMOA, este seminário faz parte da política de popularização das acções da União no seio dos meios de comunicação e da população. Cerca de cinquenta jornalistas dos países membros do espaço UEMOA beneficiarão durante 48 horas de dez (10) apresentações de peritos nomeados pela instituição sub-regional.

De salientar que o encontro conta com a participação da mais nova mídia digital guineense CAP-GB, que se fez representar pelo seu fundador Braima Nhamadjo, nela participam órgãos públicos TGB e Jornal Nô pintcha.

assista Video Francês sem legendas

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x