II conferência dos oceanos: Sissoco acredita que jovens são mais conscientes dos problemas ambientais

Por:Laércia Valeriana Insali

27/06/2022, Presidente da Republica participa da II conferencia dos Oceanos.

Na sua comunicação, o chefe de estado deu garantias de que o país construirá uma economia favorável a saúde dos rios e atlântico que é o Oceano que banha a Guiné-Bissau, com apoio do Instituto de Biodiversidade e Áreas Protegidas e outras entidades ambientais com estatuto de “Organização Não Governamental” que trabalham ativamente nesta área.

Por outro lado, Embalo manifestou sua total esperança na camada juvenil sendo os mais conscientes dos desafios e problemas ambientais.

«A nossa esperança reside na nossa juventude, na sua crescente e cada vez mais exigente consciência ambiental. Porque efetivamente o futuro pertence à juventude»

No entanto, pede apoio para implementação do ODS-14, com objetivo de alcançar uma ambiciosa agenda científica e tecnológica, de ordenamento social, cultural e económico, sobretudo com estabelecimento desta segunda conferência dos Oceanos, que vai impulsionar soluções inovadoras a um dos maiores desafios da humanidade, “Conservar e utilizar de forma sustentável os oceanos, os mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável”.

Por último, fez uma breve apresentação da situação geográfica da Guiné-Bissau e das suas potencialidades em vários domínios, como pesca e Turismo.

«A Guiné-Bissau é, em parte, continental, e, em parte, ele é insular, com um arquipélago de mais de 80 ilhas. Quer dizer que temos as melhores potencialidades quer no domínio da Pesca, do Turismo, enfim, de uma multifacetada Economia Azul, isto é, de um modelo económico consistente com os requisitos de Desenvolvimento Sustentável» realçou

Ainda acrescentou que o impacto das mudanças climáticas, o aumento do efeito de erosão nas áreas costeiras são realmente os riscos expostos a ameaças geográfica do país e por isso considera que a viabilização do Acordo de Paris é extremamente importante.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: