Guineenses pedem aumento de prazo para exames de tomografia computadorizada que decorre no HNSM

A população guineense, lamentaram esta quarta-feira 14/04/2021, a falta de máquinas de tomografia computadorizada na Guiné-Bissau.

Isto porque, desde o dia 07 do mês em curso, está a decorrer no hospital Nacional Simão Mendes consultas e exames de tomografia computadorizada, através da intervenção presidente da República com o Reino de Marrocos.

São pessoas com problemas de saúde graves que há muito tempo não conseguiram identificar.

Entretanto, a fim de serem todos examinados, consideram de insuficiente o prazo de consulta pedindo assim prolongamento de mais dias. Por outro lado, lamentam a necessidade de o país ter a sua máquina para um exame de imagiologia que permite a descoberta de muitas doenças no corpo humano.

Por sua vez, o Diretor do serviço de imagiologia do hospital Nacional Simão Mendes, esclareceu que desde o início da exame priorizaram os internados e os que padecem com problemas de saúde delicado e já atenderam 396 pacientes até o momento e, não só, a equipe ultrapassa o número de atendimento diário. Por isso, apela compreensão por parte dos cidadãos e sobretudo os que vieram das regiões, que passam dia inteiro e até agora não conseguiram ser atendidos.

Braima Sambú

Braima Sambú, testemunhou que pelo número de pessoas que vão a fila para avaliação médica, a Guiné-Bissau necessita apressadamente de uma máquina dessa.

E preocupado com a saúde dos cidadãos, apela o Presidente da República a usar sua influência para acrescentar mais dias.

De outro modo, chama atenção a vantagem e desvantagem do referido exame, informando que nos homens pode provocar câncer de próstata e nas mulheres é capaz de leva-la não dar a luz ou fazer com que a criança nasce com anomalia genética.
Assim sendo, aconselha os não estão numa situação de saúde grave a fazer exame de radiografia.

De relembrar que a data prevista para o prazo de decorrência é de 10 dias, de 07 a 16 de Abril.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: