Guineense Canhe Na N’tumbo reeleito como director executivo de ILLP para o biénio 2021-2022.

O guineense Canhe Na N’tumbo foi reeleito esta quarta-feira 09 de Dezembro 2020 como director executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), para um mandato de dois anos.

A reeleição vem no ambito da realização hoje da XXV Reunião virtual do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP) Subordinado ao lema “Reafirmação da Cooperação na CPLP no contexto da pandemia Covid-19”

Falando a Imprensa a margem da conferência, a Ministra dos Negócios Estrangeiros Cooperação Internacional, Suzi Carla Barbosa afirmou que a reeleição do Canhe Na N’tumbo vem demonstrar a confiança que os países membros têm para com o país. Tendo afirmado que a reunião serviu também para os países membros da organização definir estratégias conjuntas com vista ao combate ao novo coronavirus.

“a situação de emergência vivenciada ao nível global exige de nós cooperação, solidariedade e concertação permanentes”. Realçou a chefe da diplomacia guineense.

Após o debate político ministerial, foi apresentado os relatórios anuais. Na qual debateram e aprovaram resoluções sobre o reforço da cooperação em situações de emergência, o projeto de acordo de Mobilidade na CPLP, a revisão do Acordo Sede e a concessão da categoria de Observador Consultivo.

Saliente-se que o Conselho de Ministros é constituído pelos Ministros dos Negócios Estrangeiros e Relações Exteriores dos nove Estados-membros da CPLP.

A República de Cabo Verde assumiu, a julho de 2018, a Presidência pro tempore da CPLP, na Conferência de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Santa Maria, na ilha do Sal, sob o lema “As Pessoas, A Cultura, Os Oceanos”.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ligue-nos

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x