Guiné: Coronel Mamady Doumbouya reforma 42 generais

Numa série de decretos publicados na noite de terça-feira, 12 de Outubro, o Presidente da Transição Guineense, Coronel Mamadi Doumbouya, fez importantes remodelações no seio da alta hierarquia militar. Os pilares do antigo regime de Alpha Conde foram simplesmente reformados pelos novos mestres de Conakry.

Há um total de 42 generais afectados por este vasto abalo no Estado-Maior General e nos vários corpos do exército. O General Namory Traoré, chefe do estado-maior do exército, foi substituído pelo Coronel Sadiba Koulibaly, até então comandante do centro de treino de comando para operações de manutenção da paz em Kindia, 130 km a leste de Conakry.

O alto comandante da gendarmaria nacional, General Ibrahima Baldé, foi também substituído pelo Coronel Balla Samoura, comandante da gendarmaria da zona especial de Conakry.

O General Sékouba Konaté também se reformou
No outro corpo, do exército à marinha, à força aérea e ao general de inspecção do exército, todos os oficiais em funções e os seus adjuntos foram automaticamente reformados e substituídos por jovens oficiais superiores que não são bem conhecidos do público em geral.

Antigo presidente da transição militar de 2009 para 2010, o General Sékouba Konaté está também entre os generais reformados. Estas mudanças no exército vêm enquanto os guineenses aguardam ansiosamente a nomeação do futuro governo.

©RFI

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x