Guiné-Conacri(ainda) à espera dos resultados finais das eleições presidenciais de 18 de Outubro

A campaign billboard of the Guinea President presidential candidate for the October elections, Alpha Conde, is seen diplayed in street in Conakry on September 29, 2020. (Photo by CELLOU BINANI / AFP)

Enquanto se aguarda a proclamação dos resultados finais das eleições presidenciais pelo Tribunal Constitucional guineense, o país está em câmara lenta. O apelo à manifestação desta terça-feira, 3 de Novembro, do partido de Cellou Dalein Diallo, líder da oposição e candidato da UDFG que continua a reclamar a vitória nas eleições presidenciais de 18 de Outubro, aumenta ainda mais a pressão sobre o Tribunal Constitucional e favorece o abrandamento das actividades económicas desde a realização das eleições. Conacri e algumas das principais cidades do país estão gravemente paralisadas, enquanto que o maior centro de negócios do país está fechado.

Determinado a utilizar todos os meios para provar e “defender a sua vitória” contra o Presidente cessante Alpha Conde, incluindo os legais, o adversário Cellou Dalein Diallo interpôs este fim-de-semana um recurso junto do Tribunal Constitucional “para dar a oportunidade à legalidade mesmo que não tenhamos ilusões”, disse ele em substância.

Basicamente, Cellou Dalein Diallo não disse a sua última palavra apesar do anúncio da reeleição de Alpha Condé pela CENI na primeira volta. No seu recurso ao Tribunal Constitucional, pede à instituição que anuncie os “resultados reais” das urnas, e pede “o cancelamento da acta da centralização dos resultados dos distritos eleitorais de Kankan, Siguiri, Mandiana, Kerouane”, Kouroussa e Faranah (que são bastiões do presidente cessante)”, o restabelecimento dos PVs dos resultados das mesas de voto “ilegalmente” canceladas ou ignoradas a nível dos CACVs dos distritos eleitorais de N’Zérékoré, Matoto, Matam, Kaloum, Dixinn, Fria, Kindia, Boké e Dubreka.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ligue-nos

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x