Guiné Conacri: porque é que Dalein está detido e o seu lugar foi revistado


Ao lado do chefe da diplomacia guineense, o Ministro da Justiça, participou no conclave realizado na quinta-feira, 22 de Outubro, com diplomatas destacados em Conakry.

A sala de conferências do Ministério dos Negócios Estrangeiros e laguineenses no Estrangeiro serviu de lugar de encontro.

Ao sair da sala, Mory Doumbouya, voltando ao que foi dito longe dos microfones e câmaras da imprensa, recordou com força no início das suas observações que “não estamos numa república das bananas”.

“Estamos num Estado soberano que tem as suas próprias regras e estamos em embate eleitoral. Por conseguinte, estamos empenhados em respeitar os direitos da República. Nenhum desejo de desestabilizar as instituições ou a ordem pública será tolerado. E o Estado tomará todas as medidas para garantir a ordem e segurança no estrito cumprimento da lei”, disse o Ministro da Justiça.

Questionada sobre o sequestro de Cellou Dalein, candidato e presidente do Ufdg em sua casa, Mory Doumbouya justificou-o nestes termos: “estas são medidas de segurança no interesse deste candidato e no interesse da República. E como o sabe, há um desejo de represálias de ambos os lados. Há extremistas de ambos os lados. É dever do Estado pôr em prática medidas de segurança para evitar cair num cenário ao estilo ruandês. Porque conhecemos o plano maquiavélico do campo oposto: trazer-nos para dentro e traduzir-nos em cenários de ataque à integridade física de uma personalidade política, de modo a gritarmos por violência com sabor étnico. Mas o papel do Estado é precisamente preservar a ordem e a segurança, para evitar que o país caia num ciclo de violência”.

Forças de segurança invadem a sede da UFDG e o quartel-general

Relativamente às medidas também tomadas a nível da sede (Ufdg, nota do editor) ou em qualquer outro local, o Ministro da Justiça afirma: “é dever e prerrogativa dos agentes da polícia judiciária, quando autorizados pelo Procurador do Estado ou pelo Ministério Público competente, investigar e localizar qualquer desordeiro. É isso que estamos a fazer. Mas todos os desordeiros serão localizados até à sua última trincheira e serão postos fora de acção. As regras do jogo devem ser claras. «

Sobre a questão do que teria sido apreendido na sede do Ufdg, o Ministro da Justiça disse que é demasiado prematuro falar sobre os resultados de uma apreensão. “Encontramo-nos numa situação de investigação. Não é perante a imprensa que me vou colocar (…) em risco de violar a lei, os elementos relevantes relacionados com as disposições gerais que regem as investigações judiciais”, disse ele.

Policias ou buscas?

Questionado pela imprensa sobre a confusão ou nuance nas interpretações jurídicas feitas a esta incursão, o Ministro Doumbouya, baseando-se no princípio sacrossanto da independência do sistema judicial, martelou-se: “Cabe-lhe a si descrevê-lo como tal. Estamos à espera dos resultados das operações. E quando chegar o momento, o Ministério Público competente dará a qualificação apropriada. Eu sou o Guardião dos Selos. Respeito a independência do sistema judicial. »

Fontes oficiais informam que a violência de ontem na quarta-feira deixou nove pessoas mortas em Conakry. A este respeito, Me Mory Doumbouya disse que ninguém tem prazer na morte de um guineense.

“Cada caso de morte coloca a autoridade do Estado numa situação de amargura. Mas a violência deve ser detida a todos os níveis. Em primeiro lugar, as nossas condolências. E estas condolências foram oficialmente apresentadas pelo Ministério da Segurança e aqui reiteradas pelo governo. Quando chegar a altura, como sempre fizemos, serão abertas investigações e serão instaurados procedimentos regulares com a cooperação e participação da comunidade internacional, dos nossos compatriotas e dos familiares das vítimas. Serão tomadas disposições para assegurar que os tribunais desempenham o seu papel e que estes processos são examinados com a máxima imparcialidade”, prometeu Mory Doumbouya.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ligue-nos

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x