Guiné-Conacri: Louncény Nabé, ex-governador do BCRG, preso

Convocado para o CRIEF (Tribunal de Repressão de Infracções Económicas e Financeiras) na quarta-feira, 23 de Março de 2022, o Dr. Louncény Nabé, antigo governador do BCRG (Banco Central da República da Guiné) foi colocado sob uma ordem de detenção.

Acusado de “desvio de fundos públicos, corrupção, enriquecimento ilícito e branqueamento de capitais”. Acaba de ser levado sob escolta para a Casa Central de Conakry, noticiou a Guineematin jornal online naquele país.

Segundo informações, foi após 4 horas de audiência (das 12h às 16h) que a Procuradoria do CRIEF decidiu colocar o Dr. Louncény Nabé sob um mandado de detenção e levá-lo sob custódia.

Por enquanto, o elemento material das infracções contra o antigo governador do BCRG é desconhecido. No entanto, certas indiscrições dentro do CRIEF levam a crer que o caso estaladiço de três (3) toneladas de ouro com a empresa belga Affinor está em saldo.

Note-se que na quarta-feira de manhã, o Dr. Louncény Nabé também esteve no bar do tribunal de primeira instância em Kaloum para responder a acusações de abuso de escritório e roubo de um cheque de 4 mil milhões de francos guineenses.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: