Guiné-Bissau: União Europeia financia 13 milhões de euros para as áreas de saúde e cooperação

Por: Laércia Valeriana Insali

Ministério das finanças anunciou esta segunda-feira 13/06/2022, o financiamento da União Europeia a Guiné-Bissau, para setor de saúde e cooperação.

Conforme as informações do ministério das finanças, a União Europeia formalizou com as autoridades um acordo de financiamento para apoiar a Saúde Reprodutiva, Materna, Neonatal e Infantil no país e o Mecanismo de Cooperação com a Guiné-Bissau.

O referido acordo insere-se no âmbito de financiamento do plano de ação anual 2021 de Bruxelas a favor da Guiné-Bissau.

O documento que suporta a execução do referido tratado foi assinado pelo titular da pasta das finanças, João Aladje Mamadu Fadia e pela Chefe de Unidade para a África Ocidental na direção Geral de parcerias Internacionais da União Europeia, Francesca Di MAURO.

E para sua execução na área de Saúde, prevê-se o valor de dez milhões de euros, na qual, é dada uma assistência à saúde reprodutiva, visando contribuir para a redução da mortalidade materna e infantil na Guiné-Bissau, com vista a assegurar uma cobertura universal.

No domínio da Cooperação, foram mobilizados três milhões de euros, a acção intitulada “Mecanismo de Cooperação” que irá focalizar no reforço da parceria entre União Europeia (UE) e a Guiné-Bissau.

Sublinhar que o ato contou com a presença do Sectário de Estado do Tesouro, Ilídio Vieira Té.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: