Guiné-Bissau: Presidente de República condena o golpe de Estado Militar no Mali.

O Presidente da República da Guiné-Bissau disse esta quarta-feira 19 de Agosto de 2020, “condenar com maior energia” o golpe de Estado Militar ocorrido ontem na República do Mali.

Condenação de Umaro Sissoco Embaló feitas depois de ter presidido no palácio do Governo a segunda reunião do Conselho Superior da Defesa Nacional.

Aos Jornalista o chefe de Estado afirmou que a Guiné-Bissau é um país que não alinha com ” qualquer alteração da ordem constitucional “, por isso, ” condena sem reserva ” o golpe militar no Mali.

” A Guiné-Bissau é um país que não alinha com qualquer alteração da ordem constitucional, ou seja, nossa posição é igual a dos chefes de Estado da Comunidade dos Estados da África Ocidental CEDEAO ” referiu

Na ocasião o Presidente da República diz ter recebidoanotificação da retirada não só das forças de ECOMIB como também do Gabinete Integrado das Nações Unidas UNIOGBIS, o que segundo ele significa que o país está estável e na via de retornar no concerto de nações.

O combate a corrupção e tráfico de droga foi também o tema do debate na reunião do Conselho de Defesa. Tendo reafirmado a posição das actuais autoridades nacionais no combate sem tréguas ao trafico e de drogas e corrupção.

Na reunião que para alem do Primeiro-ministro Nuno Gomes Nabiam, estiveram também o reconduzido Chefe Estado Maior General das Forças Armadas Biague Nam Tam, Ministros do Interior Botche Cande, da Defesa Sandji Fati e demais chefias de ramos das forças armadas guineenses.  

De acordo com o chefe de Estado, a reunião serviu também para falar da recondução do Biague Nam Tam ao cargo do Chefe Estado Maior General das Forças Armadas, como também, da nomeação do novo Director Geral de Serviço de Informação e Segurança de Estado, Arsénio Lassana Balde.

O chefe de Estado anuncio que brevemente vai iniciar o serviço militar obrigatório para aqueles que no mínimo tiveram o 12 ano de escolaridade.

O Conselho Superior da Defesa nacional é um órgão específico para consulta do Presidente da República em relação a assuntos de Defesa Nacional e ao Funcionamento e disciplina das Forças Armadas.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ligue-nos

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x