Guiné-Bissau : obteve 23.100 Biliões de Títulos no Mercado Financeiro da UEMOA

O Estado da Guiné-Bissau, através da Direcção Geral do Tesouro e Contabilidade Pública, levantou pela segunda vez em 13 de Abril de 2021, um montante de 23,100 mil milhões de francos CFA (34,650 milhões de euros) no mercado financeiro da União Monetária da África Ocidental (UEMOA) no final da sua emissão de obrigações de estímulo do Tesouro (ORD) a 3 e 5 anos, organizada em parceria com a Agência de Valores Mobiliários da UEMOA com sede em Dakar.
O primeiro DRB da Guiné-Bissau foi emitido a 9 de Março de 2021 com um montante de 16,500 mil milhões angariados para os mesmos vencimentos.

A emissão do ORD que é lançada pela agência UMOA-Titres em colaboração com o Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO), visa permitir ao emissor mobilizar poupanças de indivíduos e entidades jurídicas a fim de assegurar a cobertura das necessidades de financiamento do orçamento do Estado no âmbito dos seus planos de recuperação económica, a fim de conter os efeitos da pandemia da COVID-19 e de regressar ao desempenho pré-sanitário da crise. Destina-se não só a investidores socialmente responsáveis mas também a empresas ou indivíduos que desejem apoiar as acções de recuperação económica empreendidas pelos Estados da zona da União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA).

No final do leilão, a agência UMOA-Titres contabilizou 49,789 mil milhões de francos CFA de ofertas globais dos investidores, enquanto o montante colocado em leilão pelo emissor era de 21 mil milhões de francos CFA. Isto dá uma taxa de cobertura de 237,09% do montante leiloado.

Do montante total oferecido pelos investidores, o Tesouro publico reteve 23,100 mil milhões e rejeitou restante 26,689 mil milhões, ou seja, uma taxa de absorção de 46,40%, apurou Cap-GB no portal financeiro Financialafrik

O reembolso do capital dos ORDs de 3 anos será efectuado no primeiro dia útil após a data de vencimento de 14 de Abril de 2024. Por outro lado, os juros serão pagos no final do primeiro ano a uma taxa de 6,10%.

O capital dos ORD de 5 anos também será reembolsado no primeiro dia útil após a data de vencimento de 14 de Abril de 2026 e os juros serão pagos no final do primeiro ano a uma taxa de 6,25%.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: