Guiné-Bissau: decorre atelier de capacitação das mulheres parlamentares e lideres.

A plataforma Política das mulheres da Guiné-Bissau e a PFPC de Casamança, iniciaram esta quarta-feira 02 de Setembro, atelier de capacitação das mulheres parlamentares e lideres sobre a resolução 1325 do Conselho de segurança das Nações Unidas.

Na ocasião, a presidente da Plataforma Política das mulheres da Guiné-Bissau, Silvina Tavares, disse que o ateliê envolve mulheres como forma de acompanharem e participarem ativamente nas discussões para busca de estratégias de lobby para engajamento de todos.

Silvina Tavares, ainda disse que o ateliê gira em torno de grandes expectativas e novos horizontes. E apela um diálogo exigente e crítico sobre os seus interesses, pois que, após este debate fornecerão documentos onde se consubstancia a importância de traçar o caminho diferente na definição da habilitação para a paz, que aconselha a reflexão e a reformulação das estratégias.

Na abertura do atelier, a Ministra da mulher, Família e coesão social, Maria da Conceição Évora, proferiu que “a nossa posição geográfica interpela-nos sobre a necessidade de mobilizarmo-nos para a promoção de um espaço de concentração permanente com os países irmãos, a fim de definirmos estratégias conjuntas para fazer face aos desafios da segurança e da estabilidade na nossa sub-região.”

Durante o seu discurso, a ministra relembra que o mundo foi desafiado em 2015 , através de ODS 5, a promover uma descriminação positiva a favor das mulheres e meninas, com vista a pôr fim a perceção e as praticas que conduzem a violência. De modo que “ as aspirações Africanas expressas na agenda 2063, espelham o desejo de uma Africa pacífica e Segura através da aposta no potencial das mulheres e jovens”. E que o atelier é uma oportunidade não só no que tange reforçar as suas capacidades enquanto representantes do povo mas também, criar condições propicias para assegurar a paz, a segurança e o desenvolvimento sustentável na nossa sub-região.

De salientar que o atelier terá duração de dois dias e decorre no âmbito do projeto “ fortalecer o envolvimento das mulheres para a consolidação da paz em Casamança e a estabilidade na sub-região, cuja execução terá lugar no Senegal, Gâmbia e Guiné-Bissau.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ligue-nos

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x