GUINÉ-BISSAU: GOVERNO VAI CONSTRUIR CEM HABITAÇÕES SOCIAIS.


O governo guineense através do Ministério das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo assinou esta quinta-feira 17 de Setembro de 2020 com a empresa multinacional REYNO STEEL HOUSE LTD (RSH) com sede em Hong Kong (CHINA) um memorando de entendimento que visa construir em Bissau, 100 habitações sociais de alta qualidade e baixo custo para a população.
Aos jornalistas, depois das formalidades da assinatura, o titular da pasta das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo, Fidelis Forbs sublinhou que o projecto da construção das casas sociais visa colmatar a défice habitacional e infra-estruturas com que o país se confronta e consequentemente melhorar a qualidade de vida dos cidadãos como também organizar, ornamentar e urbanizar a cidade de Bissau.


De acordo com Fidelis Forbs, apesar de ainda não for definido o espaço/ local da construção, até no final do ano em curso, ou seja, nesta premira fase, o governo pretende iniciar a fase piloto do projecto construindo cerca de 30 imóveis nos arredores de cidade de Bissau, o que segundo ele, pode ser alargado para todo o território nacional.
Sem especificar o montante prevista para a execução dos trabalhos, Fidelis Forbs garante o custo para um cidadão adquirir as referidas habitações ” não vai ultrapassar os 25 milhões de francos fcfa. “
O ato de assinatura que teve lugar no palácio de governo, em Bissau, contou com presença do Ministro das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo Fidelis Forbs e o Presidente da referida Empresa AARON JULIO CHEN LY CHI.


Na ocasião, o Director-geral da Empresa AARON JULIO CHEN LY CHI para além de manifestar a sua satisfação garantiu fazer um trabalho de qualidade uma vez que segundo ele a durabilidade das referidas habitações é no mínimo de 50 anos.
A Empresa multinacional REYNO STEEL HOUSE LTD (RSH) com sede em Hong Kong (CHINA) é uma empresa especializada no desenvolvimento do sistema construtivo de alto rendimento e com a capacidade técnica de execução de obres públicas, nomeadamente casas sociais de baixo custo e boa qualidade.
Em 2017 o Presidente da referida empresa (RSH) esteve em Bissau, com o propósito de efectuar contactos de exploração junto as autoridades públicas e privadas. Tendo regressado ainda este ano a convite do Ministro das Obras Públicas para apresentação da proposta de construção de vivendas sociais no país.