GUINÉ-BISSAU: Governo aloca Cem milhões de fcfa para apoiar as vítimas de calamidades naturais.


O Governo da Guiné-Bissau instituiu esta segunda-feira 24 de Agosto de 2020, um fundo Social de Cem Milhões de Francos cfa, para apoiar as vítimas de calamidades naturais tendo em conta a intensidade das chuvas em todo o território nacional.
A informação consta no comunicado do Conselho de Ministros reunidos hoje no salão Nobre Francisco João Mendes Tchico Té, em Bissau, sob presidência do Primeiro-ministro Nuno Gomes Nabiam e com a presença da Alta Comissária para a Covid-19 Magda Neli Robalo.
No comunicado de duas páginas o executivo guineense, informa que termina hoje a sétima vaga de estado de emergência e o Governo propõe ao Presidente da República Umaro Sissoco Embaló a prorrogação de Estado de Emergência para mais um período de trinta dias em toda a extensão do território nacional.
O elenco governamental recomenda também a Alta Comissária no sentido de juntar ao relatório apresentando todos os elementos como aquisições de meios e equipamentos, o Financiamento do Governo e dos parceiros de cooperação e outras entidades como também a elaboração de um mapa ilustrativa de instalações dos mesmos equipamentos nos diversos pontos do país, lê-se no Comunicado.
O Conselho de Ministros deu anuência ao Ministério das Obras Públicas Habitação e Urbanismo a recorrer aos parceiros particulares para uma rápida intervenção sisando manutenção dos troços e estradadas em situação mais críticas, executar medidas que viabilizam a melhoria de pista de aterragem do Aeroporto e aquisição e instalação de scanners no Aeroporto e nas Alfândegas de Bissau, remata a nota.