Guiné-Bissau e Ruanda aprofundam relações de cooperação

Por: Laércia Valeriana Insali

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau Suzi Carla Barbosa foi recebida na segunda-feira 01-11 pelo ministro de Estado e de negocios estrangeiros ruandés, Prof. Manasseh Nshuti. Os dois debateram formas de aprofundar as relações entre os dois países e assinaram um Acordo Geral de Cooperação.

na sua pagina oficial no facebook o ministro ruandés manifestou contentamento pelo estritar dos relacionamento, que descreveu de amistosa.

“Debatemos formas de aprofundar as relações entre os nossos dois países e assinamos acordo geral de cooperação”, lê-se na conta da instituição nas redes sociais.

por parte guineense a ministra do estado qualificou de um marco historico e benéfico para o país, segundo a comunicação da ministra, a comunidade guineense sairá a ganhar com os acordos alcançados, impactando positivamente a sociedade e criando novas oportunidades.

Com este acordo, abrem-se novas perspetivas, possibilidades e oportunidades para os guineenses. A nossa nação vai sair muito valorizada.

Suzi Carla Barbosa

A ministra Suzi ainda define a ruanda como um país ‘gigante da africa’ que de ponto de vista relacional e estratégica seria mais valia para o país.

Guiné-Bissau e Ruanda têm mantido trocas comerciais desde 2011 O país do centro sul da africa temcomercializado produtos tais como roupas usadas e calçados, o volume das trocas que tem crescido bastante.

Em 2011, o Ruanda exportou $4,98k para a Guiné-Bissau. Os principais produtos exportados do Ruanda para a Guiné-Bissau foram Roupas Usadas ($4,98k). Durante os últimos 4 anos, as exportações do Ruanda para a Guiné-Bissau aumentaram a uma taxa anual de 30,6%, de $1,71k em 2007 para $4,98k em 2011.

Em 2015, a Guiné-Bissau exportou $12,1k para o Ruanda. Os principais produtos exportados da Guiné-Bissau para o Ruanda foram o cana de açúcar bruto ($12,1k). Durante os últimos 6 anos, as exportações da Guiné-Bissau para o Ruanda aumentaram a uma taxa anual de 166%, de $242 em 2009 para $12,1k em 2015.

Dados da BACI HS6 REV. 1992 (1995 – 2019).

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x