Guiné-Bissau e as oportunidades nos países do golfo

OPINIÃO/CONTRIBUTO “Guiné-Bissau em primeiro”

Um dos maiores problemas no processo de desenvolvimento em muitas sociedades africanas, especialmente da nossa, Guiné-Bissau, é a escassez de fundos destinados aos projetos económicos que se destinam a contribuir para o desenvolvimento económico e social com vista ao combate à pobreza e desemprego e redução da desigualdade social na redistribuição da renda, o que por sua vez, justifica a tendência de desenvolver investimentos em pequenas e médias empresas e oferecer-lhes oportunidades de financiamento adequadas.

Pretendo assim, neste artigo e nos artigos futuros tentar ilustrar algumas oportunidades de investimentos e apoios nos diferentes sectores de actividades económicas e sociais disponíveis nos países do golfo ( Árabe ).
Hoje e no artigo próximo, vou falar dos alguns produtos e serviços oferecidos pelo aquele que é um dos maiores bancos de desenvolvimento no mundo, o Banco Islâmico de Desenvolvimento ( IsDB), onde o nosso país, Guine-Bissau é membro.

O Banco Islâmico de Desenvolvimento é um banco multilateral de desenvolvimento que trabalha para melhorar a vida das pessoas, promovendo o desenvolvimento social e econômico em países membros e comunidades muçulmanas em todo o mundo.
O principal objetivo do IsDBO Banco Islâmico de Desenvolvimento visa apoiar o desenvolvimento econômico e o progresso social dos povos dos estados membros, incluindo a Guiné-Bissau e as comunidades muçulmanas em países não membros, de acordo com os princípios da Sharia Islâmica.
Os cinco principais atividades do IsDBa) Construir parcerias entre governos, setor privado e sociedade civil por meio de parcerias público-privadas.

 b) Agregar valor às economias e sociedades nos países em desenvolvimento por meio do aumento de competências e do intercâmbio de conhecimentos. Focar em ciência, tecnologia e inovação para encontrar soluções para os maiores desafios de desenvolvimento do mundo, por meio do fortalecimento da comunicação e do financiamento, e com foco nos objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.

 c) Promover o desenvolvimento global com base em estruturas de financiamento de longo prazo, sustentáveis ​​e éticas que estejam em conformidade com a Shariah Islâmica.
 d) Fortalecimento da cooperação entre Estados membros em um ambiente humanitário e não político.

Alguns produtos e serviços do IsDB
1) Financiamento aos projetos e empresas  O Grupo do Banco Islâmico de Desenvolvimento apóia projetos e negócios nos diferentes sectores económicos que beneficiam a grande maioria das pessoas nos países membros e que cria beneficiários capazes de apoiar e sustentar a economia local.

No Sector PúblicoO Grupo do Banco Islâmico de Desenvolvimento oferece produtos de empréstimos soberanos de longo prazo para apoiar os planos de desenvolvimento dos países membros. O IsDB concentra-se em áreas como, por exemplo:

-Infraestrutura: geração e abastecimento de energia, abastecimento de água, transporte e saneamento;-Desenvolvimento humano: educação, saúde, pesquisa e tecnologia;-Agricultura: processamento agrícola, irrigação e desenvolvimento de safras, instalações de comercialização e armazenamento, micro-crédito, etc.

Parceria Pública Privada O Grupo do Banco de Desenvolvimento Islâmico apóia a Parceria Público-Privada (PPP) como o método preferido de investimento globalmente para grandes projetos de infraestrutura que requerem investimentos significativos. Os setores nos quais o Grupo do IsDB se concentra em relação às PPPs incluem indústria, energia, infraestrutura e telecomunicações.

Setor Privado O Grupo do Banco de Desenvolvimento Islâmico apóia o setor privado fornecendo uma gama de opções de financiamento de longo prazo para vários setores. Os tipos de projetos financiados incluem: – Projetos greenfield, com foco nos setores de infraestrutura, tecnologia da informação e comunicação e industrial;- Expansão de projetos operacionais;- Financiamento de ativos;- Financiamento corporativo;- mão de obra;- linha de financiamento.

 Exemplos de métodos de financiamento usados ​​pelo Grupo do Banco deDesenvolvimento em conformidade com a Sharia Islâmica incluem:

Istisna – se refere a um contrato de aquisição de bens por especificação em que o preço é pago no momento do contrato, ou pago gradualmente de acordo com o andamento ou depois da conclusão do trabalho. Esse tipo de contrato é, geralmente usado pelas instituições financeiras islâmicas ( Bancos Islâmicos ) como um acordo com um cliente para financiar suas diversas necessidades de fabricação e construção. O banco se encarrega de pagar ao fabricante ou construtor contratado na íntegra ou conforme etapas específicas da obra ou depois da sua conclusão. O cliente então, paga ao banco de acordo com o plano de pagamento acordado.

Venda a Prazo – é uma transação financeira por meio da qual o preço de venda de um produto é pago em dois ou mais prestações durante um período de tempo especificado. – Murabaha – Em um contrato de venda de murabaha, o cliente solicita a um banco a compra de um item em seu nome. Atendendo à solicitação do cliente, o banco fecha contrato definindo o custo e o lucro do item, com reembolso geralmente parcelado. A forma de financiamento murabaha é usada no lugar de empréstimos em diversos setores. Por exemplo, os consumidores usam murabaha ao comprar eletrodomésticos, carros ou imóveis. As empresas usam esse tipo de financiamento na compra de máquinas, equipamentos ou matérias-primas. 

Ijarah ( leasing ) – Refere-se a um contrato em que uma pessoa arrenda seu bem a outra pessoa em troca de aluguel. Neste contrato, a propriedade de um ativo permanece com o locador. No entanto, o ativo é transferido para o locatário para obter os benefícios e usufruir do mesmo. Quando o período de ijarah é concluído, o ativo é devolvido ao locador que é o proprietário.

Serviço leasing – uma transação em que o banco irá adquirir o serviço conforme solicitado pelo cliente e permitir ao cliente o direito de usar os benefícios do serviço por um período de tempo predeterminado e, em troca, o cliente pagará um aluguel pré-determinado acordado.
São oportunidades e, entre outras que, muitos países membros estão aproveitando e que nosso país também deveria aproveitar.

Citando alguns exemplos, só em 2019, o Senegal já beneficiou de diferentes projetos de investimento do Banco Islâmico de desenvolvimento entre os quais, concessão de um empréstimo de 17 milhões de euros (equivalente a 11,2 mil milhões de francos CFA) para a construção de estradas rurais com recurso à tecnologia de estabilização do solo.

O custo total do projeto estimado em 20,42 milhões de euros. No mesmo ano, O IsDB apoiou microempresários senegaleses com US $ 60 milhões em financiamento para o Programa Nacional de Microfinanças Islâmicas.E em 2020, o Grupo do Banco de Islâmico de Desenvolvimento anunciou que está implementando 80 projetos de desenvolvimento no Senegal, no valor de US $ 2,6 bilhões.

Na Gâmbia, em 2011, o Banco Islâmico de Desenvolvimento e a Gâmbia assinaram um acordo Murabaha no valor de US $ 12 milhões.
E Guiné Conakry, em 2019, o Banco Islâmico de Desenvolvimento forneceu US $ 16,25 milhões em financiamento para aumentar a produção de arroz naquele país vizinho.

A Guiné-Bissau beneficiou destas oportunidades ou de oportunidades semelhantes do Banco Islâmico de Desenvolvimento?


 ADULAI CANDE 

Mestrando em Economia Universidade Umm Al-QuraMeca, Reino da Arábia Saudita

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

4 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Saido said aly
Saido said aly
3 meses atrás

Força mano

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

2
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x