Guiné-Bissau deve investir,revestir e valorizar seus recursos humanos

Por: Ussumane Baldé

A organização africana da propriedade intelectual “OAPI”, promove seminário de três dias “09 a 11 de fevereiro” sobre a proteção das variedades vegetais. O governo apela os centros de pesquisas a mobilizarem-se em prol da pesquisa no país.

Falava na manhã desta quarta-feira,09-02-2022, num dos hotéis da capital Bissau, o ministro do comércio e indústria, Tcherno Djaló, realçando a importância da pesquisa num país.

“A investigação e a prioridade industrial mundial determinam os lugares dos países na economia mundial”, realçou.

Ministro, solicita as instituições nacionais para apoiar os centros das pesquisas a forma de promover a propriedade industrial e as novas variedades vegetais, “o nosso país assume seu engajamento na implantação do Brasil”, apelou.

O coordenador da dossiê da organização Mundial das propriedades intelectuais no país, Carlos Sanca,disse que a Guiné-Bissau deve criar condições de aderir a união de proteção de vigitais,

“Se o país aderir a união de proteção de vegetais,vai ganhar um aproveitamento muito grande para bem da economia nacional”

Ainda, segundo o Carlos Sanca, sem a pesquisa no país, nunca haverá o desenvolvimento no setor agrário, “pesquisa é um dos fatores de desenvolvimento na área agrícola, por isso,deve haver sensibilização nos deferentes centros das pesquisas do país”

OAPI tem como missão de proteger a propriedade intelectual e suscitar a exploração comercial dos seus ativos e tendo vantagem na exclusividade de dereitos e impedimentos do uso dos mesmos por terceiros:garantia de segurança,de proteção e de negócio no mercado do espaço dos 17 países membros da OAPI.

Taxa única, pedido único válido para todos os 17 países, procedimento centralizados de acordo de Bangui,lei nacional de propriedade intelectual dos estados membros:

Benim, Burquina Faso, Camarões, Centro africana, ilhas Comores, Mauritânia, Mali, Guiné-equatorial, Guiné-Bissau, Níger, Congo, Senegal,Togo, Guiné-Conacri e Tchad

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: