Ambiente: Guiné-Bissau determinada a assumir uma atitude voluntarista em prol do clima

Por: Ussumane Baldé

O presidente da república Umaro Sissoco Embaló garantiu esta sexta-feira, 22-10-2021, o seu apoio na implementação da contribuição nacional determinada para o desenvolvimento do país numa base sustentável e mais resiliente às alterações climáticas.

O chefe de Estado falava durante o lançamento da contribuição fornecida a nível nacional sobre o novo regime climático no âmbito do acordo de Paris, enalteceu a importância do projeto para o País.

Na mesma ocasião o ministro do ambiente e da biodiversidade Viriato Cassamá disse que o Governo está empenhado e voluntario pela causa climática.

“O governo está a trabalhar para concretizar o acordo de Paris face as alterações de mudanças climáticas, e como sendo membro deste acordo estamos hoje a lançar este documento e para que tudo corra no seu melhor precisa de apoios dos nossos parceiros Internacionais”, frisou Cassamá.

O governante reitera a importância do projeto para o desenvolvimento sustentável no que toca a mudanças climáticas.
O ato contou com a presença do vice primeiro-ministro Soares Sambú, alguns corpos diplomáticos acreditados no país assim como os técnicos que trabalham nas áreas ambientais.

A Guiné-Bissau adotou formalmente o seu primeiro contributo determinado a nível nacional (CDN) após a assinatura do acordo de Paris a 22 de abril de 2006, seguida pela sua ratificação pelo parlamento da Guiné-Bissau a 22 de outubro de 2018.

O país está determinada a assumir uma atitude ainda mais voluntarista em prol do clima através da adoção de um objetivo ambicioso e traduzido no artigo 4.3 do acordo de Paris, o compromisso com o objetivo quantificado de redução das emissões que incluem os principais sectores AFAT energia e resíduos.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: