Guiné-Bissau dá ajudinha, 9,3% de aumento do volume de negócios da Sonatel (orange) no primeiro semestre de 2021

O volume de negócios consolidado do grupo Sonatel (empresa nacional de telecomunicações do Senegal), que inclui filiais no Mali, Guiné, Guiné-Bissau e Serra Leoa, registou um aumento de 9,3% no primeiro semestre de 2021 em comparação com o mesmo período em 2020, anunciaram os gestores desta empresa de telecomunicações sediada em Dakar.

Este volume de negócios foi de 642 mil milhões FCFA contra 587,3 mil milhões FCFA no primeiro semestre de 2020, um aumento de 54,7 mil milhões FCFA. Segundo a direcção da Sonatel, “este crescimento anual, impulsionado por todos os países do cluster, é impulsionado pela voz, dados móveis, Orange Money e banda larga fixa”.

Quanto ao Ebitda após os arrendamentos, um indicador de rentabilidade financeira que tem em conta a depreciação e os encargos com juros relativos aos contratos de arrendamento, que substitui o EBITDA ajustado (rendimento antes de juros, impostos, depreciação e amortização), excedeu o crescimento das receitas do grupo com um aumento de 12%, para 276,6 mil milhões FCFA em comparação com os 247 mil milhões FCFA em 30 de Junho de 2020.

No final do período em análise, o resultado líquido aumentou 32,2%, situando-se em CFA 118,9 mil milhões contra CFAF 89,9 mil milhões no primeiro semestre de 2020. O fluxo de caixa livre também aumentou 11% para 173,4 mil milhões de CFA em comparação com 156,3 mil milhões de CFA um ano antes.

Os investimentos do Grupo Sonatel ascenderam a 103,2 mil milhões de CFA contra um nível de 90,8 mil milhões de CFAF em 30 de Junho de 2020, um aumento de 13,7%. “Os investimentos têm-se concentrado principalmente na implantação móvel na sua parte activa, os projectos de fibra para acompanhar a banda larga”, dizem os líderes da Sonatel. Revelam que estão em curso investimentos adicionais para reforçar a cobertura da rede e aproveitar as oportunidades através da criação de valor em torno dos dados.

Nas perspectivas para a segunda metade de 2021, os executivos do grupo Sonatel pretendem continuar o seu programa de investimento com o objectivo de preparar as redes e plataformas de serviços para lidar ainda mais tráfego com uma excelente qualidade de serviço, mas também para implementar novas ofertas e inovações para acelerar a transformação do grupo num operador multi-serviços. “O grupo continuará a adaptar-se eficazmente às mudanças no mercado monetário móvel para enfrentar a concorrência agressiva enquanto prossegue projectos de diversificação a fim de desenvolver novos motores de crescimento”, os funcionários da Sonatel também planeiam continuar os seus esforços para racionalizar e racionalizar as operações do grupo. Finalmente, tencionam continuar os esforços de racionalização de custos para melhorar o crescimento rentável.


Com, financial afrik

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x