Guiné-Bissau compromete pagar mais de 49 milhões de dólares de dívida a Angola

Por: Martinho Mendes

Isto porque a Guiné-Bissau e Angola assinaram esta sexta-feira, 16-07-2021, o acordo de restruturação de dívida, avaliada em 49.146.972,49 quarenta e Nove Milhões, Cento e Quarenta e Seis Mil, Cento e Setenta e Dois Dólares e Quarenta e Nove Cêntimos(49.146.972,49), a ser paga por um período de 35 anos, incluindo um período de carência de 6 anos, e com uma taxa de juro de um por cento sobre valor total da dívida.

Após assinatura do acordo, o secretário do Estado de Tesouro Ilídio Vieira Té afirmou que a dívida em causa remonta desde os anos 1975 ou seja após a independência.

“Guiné-Bissau contraíu uma dívida com Angola num valor de 18 milhões de dólares do ano 1975 que era para ser reembolsado em 1984 não foi honrada, foi correndo juro ate data presente na qual subiu para mais de 49 milhões de dólares”, explicou.

Ilídio Vieira Té disse ainda que, a Guiné-Bissau e Angola chegou a um entendimento de que deve haver a reestruturação relativamente a esta dívida.

Questionado sobre o projeto de exploração de Bauxite na Guiné-Bissau que parou desde 2012, Ilídio Vieira afirmou que o assunto será debatido entre dois Estados para o avanço e relançamento do projeto.

Por outro lado, a secretária de Estado do ministério das finanças de Angola Aia Ieza disse que, o acordo de reconhecimento da dívida existente e a sua restruturação vai permitir a Guiné-Bissau pagar a dívida em causa.

O documento que suporta o entendimento foi assinado em Luanda, Angola a margem da XIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: