Guiné-Bissau comemora pela primeira vez o dia mundial de Artesãos

A secretária de estado do Turismo e Artesanato, celebra esta sexta-feira, 19/03/2021 o dia mundial de Artesãos.

Uma data nunca festejada pelos prestigiados de arte na Guiné-Bissau, foi o dia de muita comemoração entre visitas e sessão de palestras aos Artesãos e os funcionários da Direção do Artesanato.

Para o Diretor Geral do Artesanato, Fodé Darame, todos os seres humanos são artesãos, porque cada é nato com um dom artístico de saber transformar qualquer instrumento ou objeto.
Alegou que, as principais atividades econômicas na Guiné-Bissau são feitas pelos artesãos, como é o caso de pesca, agricultura, tear e entre outros ofícios.

No entanto, a Diretora de serviço de promoção, Marketing, comercialização e venda de produtos artesanais, Luizela Sampa, relatou que este é uma data instituída para os artesãos refletirem sobre o rumo das suas atividades.
E aproveita para informar a todos os artífices que estão abertos para receber suas preocupações. E que vão fazer um trabalho constante junto com a camara de artes e ofícios para recensear todos os artesãos e que já começou a instalação de antenas regionais para associa-los com os de Bissau.

E por sua vez, a secretária de câmara de artes e ofícios da Guiné-Bissau, Djamila Da Silva, manifestou sua preocupação quanto ao reconhecimento dos artesãos guineenses nas sub regiões, que por falta de uma carteira profissional não são reconhecidos. Motivo pela qual, apela os a conhecerem a Câmara de artes e ofícios que futuramente será uma câmara Nacional ( um apoio do governo da Guiné-Bissau e UEMOA), para afiliarem afim de beneficiar de futuros apoios.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: