GUINÉ-BISSAU: Cem tabancas das Regiões de Bafatá e Gabú vão beneficiar do projecto ” Promoção de Agricultura Clima-Inteligente “


Os Ministros de Ambiente e Biodiversidade e da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Viriato Luís Soares Cassamá e Abel da Silva Gomes respectivamente, assinaram esta sexta-feira 21 de Agosto de 2020, protocolo de colaboração que visa implementar o projecto ” Promoção de Agricultura Clima-Inteligente ” nas regiões de Bafatá e Gabú, leste da Guiné-Bissau.
Depois das formalidades, o titular da pasta de Ambiente e Biodiversidade, Viriato Luís Soares Cassamá afirmou que o projecto, vai ser implementado em mais de 100 tabancas das regiões Bafatá e Gabú, leste de país e visa ” reforçar a resiliência e a capacidade de adaptação dos sectores agrários e hídricos ” no que diz respeito a alteração climática.


De acordo com Viriato Cassamá, esta é a segunda fase do projecto que, entre os anos 2011 à 2017 foi implementado com ” sucesso ” nas 14 tabancas da região de Gabú. Facto que segundo Cassamá, motivou a ” replicação das lições apreendidas e extensão da área de intervenção para mais de 100 tabancas “.
” Quero aqui salientar a forma sábia e frutuosa como se desenrolou a primeira fase do projecto, o que se deveu, em parte, ao trabalho desenvolvido entre os técnicos deste serviço. Acrescentando que a replicação e a extensão da área de intervenção do novo projecto para mais de 100 tabancas das regiões de Bafatá e Gabú deve-se ao impacto positivo do primeiro . ” Notou
Finalmente, Cassamá diz esperar que a colaboração hoje iniciada de frutos e bem das populações das regiões de Bafatá e Gabú e quiçá de outras partes da Guiné-Bissau.
Saliente-se que o ato que teve lugar no palácio do governo, em Bissau, contou também com as presenças dos directores gerais da Pecuária, da Engenharia e Desenvolvimento Rural, da Agricultura e do Instituto Nacional de Pesquisa Agrária.