Guiné-Bissau assume a presidência dos ordenadores nacionais dos PALOP-TL e UE


Por: Ussumane Baldé
A Guiné-Bissau assume apartir de desta quinta-feira 25-11-2021,a presidência dos ordenadores nacionais dos países africanos da língua oficial portuguesa e Timor leste (PALOP-TL e UE).
Revelação é do ministro das Finanças João Aladje Fadia, durante a saída do encontro mantido com os representantes do PALOP-TL, Fadia sublinhou que a união europeia tem sido um dos principais parceiros do desenvolvimento do país.
“Discutimos durante o encontro gestão política da organização, e foi no mesmo que os quatros representantes destes países do PALOP-TL mantiveram reunidos com a ministra dos negócios estrangeiros e das comunidades,Suzi Carla Barbosa na tarde desta quinta-feira”, disse Fadia.
Vice-Ministro dos negócios estrangeiros de Moçambique, Manuel Gonçalves,garantiu que os dois países têm uma relação boa,e salientou que discutiram como profundar a relação economica entre Guiné-Bissau e Moçambique.
E na mesma ocasião,a ministra dos negócios estrangeiros e cooperação do Timor leste,Adaljiza Albertina Xavier Reis Magno,revelou que apartir do próximo ano seu país vai reativar a representação diplomatica no país,e ver a medida de como fortalecer a amizade entre dois países.
Por último,o ministro dos negócios estrangeiros e cooperação e integração regional de Cabo-Verde, Rui Alberto de fegueiredo Soares,revelou que o assunto que estive na mesa com ministra guinnense, é como obter financiamento da ação climática que é muito importante para estreitar laços de cooperação existentes entre PALOP-TL e UE, e referiu que perspectivamos sobre o que podemos melhorar nas áreas fundamentais da boa governação.
É de salientar que o mandato da Guiné-Bissau vai até o novembro do 2022,e a Moçambique detem atualmente a coordenação permanente do PALOP-TL