Guiné-Bissau: Arquipelagos cada vez mais isolados


Aumento de preços das embarcações que fazem ligação entre zona insular e o continente preocupa tripulantes.
Devido a situação da pandemia que assola o mundo em particular a Guiné-Bissau, está a refletir negativamente em várias áreas principalmente na economia.


Esta terça-feira 11de agosto de 2020 A Cap-gb esteve no Porto de pinjiguite, em Bissau, onde apurou aumento significativo dos preços de transportes maritimas, Barco e das pirogas que fazem ligação entre a Capital e as zonas insular.
- Campanha de cajú: Ministro do Comércio aponta dedo aos Empresários “não têm facilitado o processo”
- Plano nacional do desenvolvimento: Ministério das finanças e parceiros identificam setores chaves a financiar
Segundo alguns tripulantes é “ lamentável” aumento de preços tendo em conta à situação de isolamento que essas zonas fazem face, estão condenados por natureza a viverem isolados. Ou seja, disparar os preços dos transportes que fazem ligação para aquela zona é inconcébivel, o que segundo eles está a afetar negativamente na vida económica dos tripulantes devido à difícil situação financeira que o mundo enfrenta, dificultando assim o escoamento dos produtos para Bissau e vice versa.
Perguntados pelo motivo, alguns proprietários das embarcações garantiram que estão a seguir as recomendações impostas pelas autoridades sanitárias na prevenção da Covid-19, reduzindo o número dos tripulantes abordo. Mas, com a subida do preço dos combustíveis já não conseguem cobrir as despesas o que tem motivado o aumento dos preços das embarcações.