Guiné-Bissau :Antigo ministro de saúde esta sob custódia da PJ

A polícia judiciária deteve no final da b tarde desta quinta-feita 06-05-2021 , Antônio Deuna, ex ministro da saúde pública, no âmbito do processo de corrupção.

Antônio Deuna, foi detido depois de ter sido ouvido nas instalações da polícia de investigação criminal guineense, cerca  de seis horas de tempo, sobre alegado desvio de 50 milhões fcfa, da conta bancária da ONG inglesa,  no ano passado, a título devolutivo.

Segundo as justificativas do governante,  também foi questionado sobre o paradeiro dos 30 contentores de medicamentos que deviam ser importados para Guiné-Bissau, enquanto ocupava a pasta de saúde.

Ministério de saúde recebia apoio da ONG inglesa “Shight Savares” para combate das doenças tropicais negligenciados,  como filariose linfático, tracoma, Oncocircosse.
De recordar que, nos últimos dias antes da sua saída a testa do ministério,  Deuna era acusado de vários desvios relacionadas com seu ministério, foi acusado de desviar 100 milhões da conta bancária das estruturas sanitárias da região de bafatá a título devolutivo, o cenário que culminou com a detenção de três responsáveis do seu ministério e o levantamento de 9 milhões da conta do centro de saúde do bairro militar.

Texto: Déllcyo Sanca

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: