Grupo de cidadãos inconformados com a atual situação política da GB entregam pedido de protesto a embaixada UE

Um grupo de cidadãos consideram de grave e violação da constituição, a tomada de posse do atual presidente.

Para os protestantes, a Guiné-Bissau sofreu um golpe de estado no dia 27 de fevereiro de 2020 com o consentimento e posterior legitimação da CEDEAO. Em comunicado a comissão de CEDEAO do dia 22 de Abril de 2020, e que a CEDEAO viola os objetivos expressos no art.º 2°, n°1 e 2 e os princípios art.º 3° ns 1,2,4,5 e 7 da carta africana sobre a democracia, eleição e governação, e a declaração dos princípios que regem as eleições democráticas em África; afronta o ato constitutivo da União Africana e o tratado de CEDEAO; viola os limites materiais do mandato delegado pelo conselho de segurança das Nações Unidas fixado no art.°2 n°7 da carta da ONU.
E consideram a tomada de posse do atual presidente, gravíssimo e violação da constituição, legislação eleitoral e do estatuto e regimento da assembleia nacional popular.

O grupo dos manifestantes, afirmam que o comunicado da comissão de CEDEAO impede os cidadãos guineenses de conhecerem a verdade eleitoral.

Portanto, supuseram que a conclusão do processo eleitoral nos termos prescritos nas leis da Guiné-Bissau, poderá devolver a tranquilidade ao povo, a estabilidade a região, reforçar e credibilizar a democracia e as suas instituições, devolver a CEDEAO a sua credibilidade, prestigio e autoridade regional.

Cadija Jalo, em nome dos manifestantes, solicita a União Europeia em colaboração com a Nações Unidas, para que o comunicado da ONU seja respeitada como forma de garantir estabilidade democrática na Guiné-Bissau.
E garantem colaborar com os manifestantes em Bruxelas.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ligue-nos

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x