Governo rubrica acordo de cooperação com as Nações Unidas para próximos quatro anos


Por: Ussumane Baldé
O governo da Guiné-Bissau e sistema das nações unidas assinaram o quadro de cooperação para os próximos quatros anos ou seja de 2022 à 2026 que, terá como meta a atingir a execução da agenda 2030 e da agenda 2063 da união africana.
O ato da assinatura teve lugar no Palácio do governo salão nobre Francisco João Mendes”Tchico Té” na qual a ministra de Estado dos negócios estrangeiros, cooperação internacional e das comunidades, Suzi Carla Barbosa disse que, o acordo celebrado Constitui um novo quadros de cooperação entre o governo da Guiné-Bissau e as Nações Unidas reconhecendo o empenho demonstrado na estabilização política e do desenvolvimento económico e social do país.
A governante afirmou que, as Nações Unidas assumem um papel de produtor global do desenvolvimento nas perspectivas de criar condições propícias a realização do desenvolvimento sustentável como recomenda agenda 2030 e 20603 da União África.
Barbosa realçou que, novos quadros assinado está alinhado com os princípios e objetivos do plano de desenvolvimento nacional 2020-2023 “Hora Tchiga” na consolidação da paz.
Suzi indicou três principais objetivos das quais “A governação deve incluir a democracia, justiça reformas do sector da segurança, direitos humanos, luta contra os tráficos de drogas e de humanos e crime transacional, o desenvolvimento econômico e ambiente biodiversidade, mudanças climáticas e gestão de catástrofes naturais e o desenvolvimento de capital humano.


Por sua vez o coordenador residente do sistema das Nações Unidas Mamadou Diallo disse que a cerimônia da assinatura simboliza o compromisso entre o sistema das Nações Unidas e o governo da Guine-Bissau como o virar da página da instabilidade política no país felicitado assim as autoridades do guineenses resposta socioeconómico da pandemia do novo coronavírus.
” felicito o governo e todos parceiros de desenvolvimento na Guiné Bissau pelas iniciativas e intervenções coordenadas até a data presente no combate a pandemia”.
“ A trajetória do desenvolvimento sustentável, paz e estabilidade pleno, o respeito pelos direitos humanos e na promoção de igualdade de gênero baseada no princípio de não deixar ninguém para atrás” afirmou Diallo.
O Governo da Guine-bissau e o sistema das Nações Unidas assinaram o Quadro de Cooperação para os próximas quatro anos (2022-2026), com o objetivo de atingir a execução da Agenda 2030 e da Agenda de 2063 da União Africana.
As prioridades apresentadas no quadro da cooperação resulta do processo inclusivo, participativa das instituições nacionais, organizações da sociedade civil sector privado e parceiros regionais e internacionais.