Governo fixa 375 francos cfa, por kg, o preço da castanha de caju, junto ao produtor.

O governo, através do Ministro do Comércio e Indústria, fixou hoje 28 de Abril de 2020, trezentos setenta cinco francos CFA, por quilograma, de castanha bruta junto ao produtor.

Esta terça-feira, na conferência de imprensa, em Bissau, o titular da pasta do Comércio, António Artur Sanhá, disse que o preço ora anunciado é ” justo e equilibrado e que se enquadra nos condicionalismos da presente conjuntura Mundial” esclarecendo ainda que, tendo em conta a “oscilação” de preço no mercado internacional e tendo em conta a capacidade da classe empresarial guineense e demais fatores, o governo decidiu fixar o preço em 375 francos cfa.

De acordo com Artur Sanhá, a proposta inicial era de 500 francos cfa, mas, tendo em conta ao o que considera de ” dilema humanitário-econômico e as medidas de restrição da liberdade de circulação e de confinamento de quarentena, são todos ” incompatíveis ” com a natureza da campanha de caju deste ano.

A presente conferência de imprensa, contou com as presenças do Presidente da Associaçao Nacional dos Agricultores ANAG Jaime Bolis Gomes, e de mais intervenientes no setor. Dirigindo-se aos intervenientes, o Ministro Sanhá, pediu aos operadores que tenham coragem 3 convicção de que a presente campanha de caju não se encontra adiada, mas sim, apenas atrasada e condicionada pela situação mundial da pandemia da covid-19.

Questionado em como o governo vai fiscalizar o preço ora anunciado, o titular da pasta do Comércio disse que a fiscalização vai ser conjunta entre todos os intervenientes do setor de caju, informando que os alvarás vão ser emitidos só depois de lançamento inicial da campanha.

Presente no ato, o Presidente da ANAG, Jaime Bolis Gomes, apela aos agricultores para se manterem vigilantes no comprimento do preço de base. E ao Governo, procurar fundos com vista a salvar a presente campanha de comercialização da castanha de Caju.

Saliente-se que Guiné-Bissau, anualmente exporta cerca de 200 mil kg de castanha de caju tornando assim um dos principais paises exportadores do continente mae.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ligue-nos

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x