Governo encerra a utilização do vazadouro de Antula e abre oficialmente o outro em Safim.

O governo da Guiné-Bissau, através de Ministério de AdministraçãoTerritorial e Poder Local, procedeu esta sexta-feira, 12 de Junho de 2020, o encerramento de vazadouro de lixo de Bairro de Antula, preferias de Bissau e consequente abertura dum outro no Setor de Safim à15 klmts do capital guineense.

Ao presidir a cerimônia, o Ministro da Administração Territorial e Poder Local, Fernando Dia, esclareceu que a abertura do novo vazadouro em Safim, região de Biombo, o Governo cumpriu e respeitou o estudo de impacto ambiental, graças ao estudo feito pelo Ministério do Meio Ambiente. Informando que havia duas propostas. Um de modelo de aterro sanitário controlado e outro de céu aberto controlado. Mas tendo em conta a dificuldade de receber o financiamento de120 milhões de fcfa, por parte da União Europeia, decidiu-se fazer o de céu aberto mas controlado.

De acordo com o titular da pasta da Administração Territorial e Poder Local, a decisão de transferir o vazadouro para Safim, é determinada pelo Conselho de Ministros, tendo em conta a construção de casas nos arredores do vazadouro, o que de acordo com o Ministro, tem constituído um ” problema sério ” a saúde pública e sobretudo para os moradores da zona circundante. Alertando para os

” Há algumas tentativas de contestação, queremos deixar claro que contestar não significa ter razão. O Estado é o único e legítimo proprietário da terra. Daí que lamentamos as tendências mesquinhas de algumas figuras públicas “. Sublinhou

A produção de lixo domiciliar, constitui um dos principais problemas ambientais da cidade de Bissau.

Perante o assunto o Presidente da Câmara Municipal de Bissau, Luís Intchama, afirmou que em nenhum momento o governo tem intenção de prejudicar os cidadãos, pelo contrário, o seu papel é de protege-los, daí que diz esperar uma colaboração por parte dos moderadores do Setor.

Presente no ato, o administrador do Setor, Libano Gomes Dias, apesar de reconhecer que houve resistência por parte dos citadinos do Setor, o que segundo o administrador já foi ultrapassado. Prometeu uma maior colaboração no que diz respeito as medidas estabelecidas pelo governo.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ligue-nos

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x