Governo da Guiné-Bissau apresenta nova gama de passaportes biométricos

DE: Martinho Mendes

Governo através do Ministério dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades, procedeu oficialmente esta sexta-feira, 04-06-2021, apresentação pública de nova gama de passaportes biométricos da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que estará em circulação a partir de sete do mês de junho em curso.

A ideia do executivo, visa essencialmente responder as demandas da CEDEAO e dar maior credibilidade aos passaportes nacionais.

Falando no ato, a Ministra do Estado dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades, Suzi Carla Barbosa disse que, a nova gama de passaporte vai proporcionar maior segurança e fiabilidade do documento e aumentar a mobilidade dos guineense no espaço da sub-região e ao nível internacional.

A chefe da diplomacia guineense assegurou que, com esse novos documentos permitirá Estado assinar acordos com países parceiros na isenção dos vistos a semelhança de outros países da CEDEAO, e quando um cidadão guineense pretender viajar que não haja morosidade na atribuição do visto.

Por sua vez, o Ministro de Estado do Interior e da Ordem Pública, Botche Candé, deixou as garantias de que o ministério do interior vai ser intransigente na fiscalização rigorosa quanto ao uso de novos passaportes.

O presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, promulgou no mês de maio último o decreto lei para emissão de novos passaportes para cumprir com as demandas da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), e lutar contra crime organizado.

Segundo lei decreto divulgada a imprensa, os novos passaportes da República da Guiné-Bissau vão passar a ser biométricos com uma página de soldados em policarbonato de leitura ótica e mecânica e constituídos por 32 páginas.

A decisão do governo vem na sequência da reunião de Conselho de ministros em agosto de 2020, para tornar mais fácil o reconhecimento e a validação dos passaportes nas fronteiras dos Estados de membro da CEDEAO.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: