Governo anuncia a construção de hospitais de referência nas regiões

Por: Epifania C. Gomes

O anúncio do chefe do executivo foi tornado público esta terça-feira, 10-08-2021, no ato do lançamento da primeira pedra para reabilitação e requalificação do Hospital Nacional Simão Mendes.

Nuno Gomes Nabiam disse que, o governo que lidera pretende construir hospitais de referência em todas as regiões administrativas do país logo após época da chuva garantiu, para de seguida avançar que, o governo desbloqueou 480 milhões de francos CFA para a reabilitação do maior centro hospitalar do país.

ato de pose da pedra eng° Gomes Nabian

O primeiro-ministro chamou atenção aos responsáveis do projeto para executarem um trabalho de qualidade onde revela também que, o governo procedeu com as obras para transformar hospital nacional num hospital de referência.

“Vou chamar a atenção aos responsáveis das empresas que vão executar as obras de que quem não cumprir com as clausulas constantes nos cadernos de encargos será responsabilizado, para o efeito. O projecto vai ser fiscalizado de forma a garantir um trabalho de qualidade”, disse.

Ainda o chefe do executivo garantiu que, o hospital vai ser apetrechado de equipamentos novos e sofisticado e minimizar as dificuldades de evacuação de doentes para o tratamento médica no Senegal.

Entretanto o ministro da saúde pública, Dionísio Cumba disse que, o grande desafio é de requalificar os quadros do setor sanitário afirmando que o maior centro hospitalar do país não tem condições de ser chamado hospital de referência dada as péssimas condições a que se encontra.

O governante apela o engajamento de todos profissionais da área a trabalharem para mudar paradigma do hospital.

O chefe do executivo esteve acompanhado com o ministro das finanças, ministro das obras públicas e o de saúde pública onde percorreram todo o espaço da unidade hospitalar para constatar in-loco as dificuldades com que se deparam.

Importa referir que, a obra de reabilitação e requalificação do Hospital Nacional Simão Mendes terá duração de três meses.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x