Governança eletrónica: Negócios Estrangeiros apresenta website com objetivo de “abrir janela da Guiné-Bissau para mundo”

Por: Domiciana Pina

O ministério dos negócios estrangeiros, cooperação internacional e comunidades, realizou esta terça-feira 21/03/2023 o lançamento do website, em parceria com o programa das nações unidas para desenvolvimento, no salão Francisco João Mendes (Tchico Té), palácio do governo.

Para a chefe da diplomacia guineense, jSuzi Carla Barbosa, o objetivo da criação do novo portal dos negócios estrangeiros é de abrir uma janela da Guiné-Bissau para o mundo, informar de forma geral sobre as agendas e politicas externas da Guiné-Bissau.

“Com o website, todos terão oportunidade de conhecer quais as embaixadas da Guiné-Bissau no mundo, consulados honorários, e caso queiram saber mais sobre o país, podem acessar o site que encontrarão todas as informações, estão anexadas alguns órgãos de comunicação social como TGB, ANG, RDN, com enormes serviços valiosos para as representações diplomáticas no exterior, sobre agendas dos negócios estrangeiros, políticas externas do país e avanços já obtidos com os parceiros”.

Prosseguiu ministra dos negócios estrangeiros Barbosa, que além de informar, o propósito é fazer saber a diáspora que existe uma entidade governamental preocupada 24/24h em atender suas necessidades e permitir que denunciem seus problemas.

Para o representante do PNUD, Tjark Engenhoff, é relevante realçar a imagem do país através dos trabalhos a serem feitos pelo governo, sobretudo dos negócios estrangeiros, e a importância do país no concerto das nações.

“Este site tem duas dimensões, uma é da representação e informação que faltava sobre a Guiné-Bissau, e a segunda é da introspeção dos guineenses e da diáspora para ter relação constante e profunda com o país”.

Tjark relembrou do trabalho do PNUD realizado no ano passado para finalização da governança eletrónica do governo junto com a primeira estratégia de anticorrupção e transparência, sendo importante na apresentação digital das ações do governo, memória histórica de todos os documentos da política externa dos parceiros e linhas estratégicas do governo.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: