Gâmbia: Adama Barrow reeleito para um segundo mandato, os seus adversários contestam




Adama Barrow foi declarado vencedor das eleições presidenciais de domingo 5 de Dezembro pela Comissão Eleitoral. Mas o presidente da Gâmbia, eleito pela primeira vez em 2016, está a ser desafiado pelos seus opositores.
De acordo com os resultados globais divulgados no final da tarde, Adama Barrow está bem à frente do seu principal concorrente, Ousainou Darboe, em quase todos os círculos eleitorais. Os números mostram uma vitória com 53,2% dos votos ganhos, contra 27,7% para o seu adversário. O titular é portanto “devidamente eleito para servir como Presidente da República da Gâmbia”, disse o presidente da Comissão, Alieu Momar Njie.
“Nesta fase rejeitamos os resultados anunciados até agora”, disse Ousainou Darboe, que disse que “todos os meios de acção estão sobre a mesa”.
Na noite da votação, o adversário já tinha, com base nos números parciais anunciados, e com outros candidatos mal sucedidos, criticado o atraso na publicação dos resultados.
Recorda-se que, Adama Barrow tinha surpreendido muitos ao derrotar, há 5 anos, o antigo presidente Yahya Jammeh, que liderou a Gâmbia desde o golpe de Estado de 22 de Julho de 1994. Tinha prometido que serviria apenas três anos no poder, antes de reconsiderar a sua posição pouco depois da sua eleição.