Forças da CEDEAO vão garantir a segurança no país

Por: Ussumane Baldé

A missão do CEDEAO no país realiza esta segunda-feira, 20/06/2022, a cerimônia oficial da deposição das forças da organização para apoio a estabilização do país, no quadro dos compromissos sub-regionais assinados e ratificados pelo estado guinnense.

As garantias é do comissário da CEDEAO para assuntos políticos,paz e segurança da organização, Brigadeiro General Alhassan Muhammad Greman durante a cerimônia que ocorreu no clube de FARP em Bissau.

O general German sublinhou que têm objetivo bem definido de tornar a Guiné-Bissau na rota dos países mais seguros da subregião,assim pede a colaboração de todos incluindo as forças armadas republicanas que é muito fundamental para que o desejo seja alcançado.

“A nossa missão não é de substituir as forças nacionais, mas sim viemos simplesmente para sermos uma parte na garantia da paz e segurança até realizações das próximas eleições legislativas, por isso apelamos a colaboração de todos para que tal aconteça”.

Enquanto isso, o ministro da defesa nacional, Marciano Silva Barbeiro, agradeceu os chefes de estados da comunidade de CEDEAO pela prontidão, disponibilidade e forte espírito de solidariedade que tiveram com o povo guinnense, “nos momentos em que o país estava mais uma vez a lidar com situações de tentativa de subversão da ordem constitucional”, disse o ministro.

“Em nome do chefe do estado e povo guinnense agradecemos a comunidade a CEDEAO pela prontidão e vamos dar apoios necessários para que tenham sucesso na missão “. Conclui

O ato contou com a presença do chefe do estado maior das forças armadas,Biague Na Tan e membros do governo…

A comunidade económica dos estados da África ocidental, cuja sede em Abuja/Nigéria, estava no país para manutenção da paz desde junho de 2012 á setembro de 2020 denominados ECOMIB.

Mais uma vez voltam ao país com 365 de 631 que vão estar na Guiné-Bissau para cumprir o pedido formulado pelo presidente da república Umaro Sissoco Émbalo, na conferência dos chefes dos estados da CEDEAO realizada em Acra/Gana representado pela ministra Suzi Carla Barbosa nos dias 03 de fevereiro do ano em curso.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: