Força de Badjuda sta na si Djiresa

DE: Iracena Vieira / Warendja Monchacha

É lema do projeto de Educação, Empoderamento e Participação de Meninas Adolescentes.

Surgiu apartir do convite do UNICEF para o grupo de ONGs que trabalham no domínio da Educação, Empoderamento, Protecção de Mulheres e crianças, entre outros assuntos convenientes à adolescentes.

As 3 ONGs convidadas: OGD( Organização Guineense de Desenvolvimento), ANADEC(Ação Nacional para o Desenvolvimento)e RENLUV( Rede Nacional de Luta Contra a Violência Baseada no Gênero e Criança) abraçaram o projeto. Na qual a cerimônia de lançamento aconteceu no dia 06 de Novembro de 2019 no Hotel Azzalai, a zona leste do país foi a área de intervenção geográfica especificamente 34 comunidades de Bafatá e Gabú.

De acordo com a cronograma fase 1 ocorreu de Janeiro a Setembro de 2020, 31 comunidades das regiões de Bafafá e Gabú foram iniciadas as oficinas de empoderamento e o projeto conta com pouco mais de 893 meninas a frequentar sessões de empoderamento, contando em Gabú 373(38,82%) meninas e em Bafatá 520(54,83%) meninas.

Segunda fase, aconteceu entre Outubro a Fevereiro de 20/21. O projeto promoveu torneios de futebol entre as meninas, sessões de Djumbai com as seguintes diversas temáticas, (Importância da Escolarização das meninas, casamento precoce, casamento forçado…), Programas radiofônicos.

Adicionalmente participaram 155 rapazes, dos quais 93 da região de Bafatá e 62 de Gabú.

Hoje, na Casa dos Direitos ocorreu uma exposição de todo o trabalho desenvolvido ao longo das duas fases nas zonas leste do país com as meninas, onde a Sra Haua Ewa Embaló coordenadora do Projeto e coordenadora Geral da OGD mostrou se satisfeita com os resultados alcançados na mesma ocasião apresentou o manual de Empoderamento de Meninas e Meninos Adolescentes.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x