Fodé Sanhá: “Agenda comum contribuirá para pronunciamento de uma única voz”


O presidente do movimento nacional da sociedade civil, Fodé Carambá Sanhá, falou esta quinta-feira 10/12/2020, que a agenda comum das organizações da sociedade civil para a paz e Desenvolvimento da Guiné-Bissau vai contribuir no alinhamento do pronunciamento a uma única voz, através do espaço de concertação.
Durante a cerimônia da apresentação da agenda comum das organizações da sociedade civil, Carambá Sanhá, comunicou que, para uma Guiné-Bissau evoluída, com justiça social e estabilidade, é preciso uma massa crítica dos governados.
E as populações devem beneficiar de apoio das organizações da sociedade civil.


Por fim, exortou a aderência da agenda comum, porque é aberta a todas as instituições da sociedade civil.
Para o Representante do PNUD residente no país, a promoção e proteção dos direitos humanos é fundamental para o desenvolvimento de qualquer sociedade.
Ainda, segundo o Tjark Egenhoff, as organizações da sociedade civil devem lutar pelo espaço, adquirindo uma construção baseada na lei.
Afirmando que, sem a sociedade civil forte, ativa e responsável, é impossível a consolidação da paz e de uma sociedade democrática.


De salientar que, a agenda comum das OSC foi concluída desde o agosto de 2020 e apresentada hoje 10/12/2020, que é a data da comemoração do dia internacional dos Direitos Humanos.