Fode Mané comunica um quadro perigoso e incerto no país


Por: Ussumane Baldé
O presidente da rede de defesa dos direitos humanos no país, sublinhou que os direitos no país estão ser violados e pede investigação da comunidade internacional face aos ultimos eventos na Guiné-Bissau.
Fode Falava na manhã desta quinta-feira,10-02-2022, durante a conferência de imprensa realizada na casa dos direitos em Bissau, Fode Mané, destacou os ultimos acontecimentos no país.
“Vivemos numa degradação total, a violação dos direitos humanos e persiguições arbitrárias das pessoas”. E destacou também a falta de solidariedade dos órgãos de comunicações internacionais cedidos no país por pouco tempo dados para passar a realidade vivida no país, “os órgãos internacionais no país reservam um espaço muito reduzido a o que está a passar na Guiné”.


Mané, lembrou o dito “caso isolado” e sublinha inexistência da proteção aos cidadãos nacionais.
“Dito caso isolado mostra a ausência do estado na falta de responsabilidade a quem devia proteger a sociedade civil no momento de raptos e espancamentos que se vive”.
Por fim, assegurou que, a intervenção dos parceiros sobretudo a comunidade internacional seria muito importante para salvaguardar a liberdade de expressão e como segurança a todo, “queremos ouvir dos parceiros as mensagens duras e mais eficácia, liberdade de expressão está a ser violada sistematicamente”, sublinhou.
A Guiné-Bissau está a viver um momento menos bom, desde o primeiro dia do mês de fevereiro do ano em curso, tentativa de assalto no palácio do governo, ataque á rádio capital FM.