Fode Caramba Sanha: “Orçamento geral do presente ano económico não é realista para o país”


POR: Lijunira L. Nancassa


O Presidente do Movimento Nacional da Sociedade Civil Para a Paz, Democracia e Desenvolvendo Fode Caramba Sanha, afirmou esta quinta-feira 01-07, que o Orçamento Geral do Estado para o ano Económico 2021 não é realista e considera-o de um instrumento de conviniência política.
As anotações de Fode foram registradas na declaração aos jornalistas a margem da avaliação do relatório de análise comprovativa do Orçamento geral de Estado dos últimos dez anos.
Fode Caramba Sanha afirma que, o país não atingiu o nível dos países da sub-região divido a politização do documento da governação.


Sanha alerta o perigo da emissão de títulos do tesouro público a pratica que diz não pode continuar, por isso só aumenta a dívida pública, salientou que o governo dever ter um plano para transformação de produtos nacionais para exportação ao mercado internacional e sair na emissão de licença.
Por outro lado, coordenador do projeto Adolfo Gomes Sá disse que, o actual documento foi elaborado através do cunho político sem a observância das necessidades dos cidadãos.


O movimento nacional da sociedade civil para paz, desenvolvimento e democracia está reunido durante o dia, para apresentação de relatório de análise comprovativa do Orçamento geral de estado referentes aos dez anos anteriores.