Finanças: Senegal levanta com sucesso 508 mil milhões CFA em Eurobonds

Abdoulaye Daouda Diallo, Ministro das Finanças e Orçamento do Senegal.

O Senegal procedeu, na quarta-feira, 2 de Junho de 2021, à cotação de uma nova emissão de Eurobond (obrigações soberanas) no valor de 775 milhões de euros, ou CFA 508 mil milhões, com uma taxa de juro fixa de 5,375% ao longo de um prazo final de 16 anos.

Esta operação foi um sucesso retumbante em termos do nível de mobilização de investidores internacionais, com uma taxa de subscrição excessiva equivalente a quase seis vezes o montante procurado pelo Senegal, e em termos da qualidade da carteira de ordens, com os investidores institucionais de referência neste domínio. Tendo em conta o elevado nível de interesse após três anos de ausência dos mercados, o Senegal limitou-se às suas necessidades de financiamento, tal como determinado com os seus parceiros.

Mais de 200 investidores dos mercados financeiros internacionais participaram na emissão de obrigações. A delegação senegalesa, que trabalhou por videoconferência de 27 de Maio a 2 de Junho, foi chefiada pelo Ministro das Finanças e Orçamento, Sr. Abdoulaye Daouda DIALLO. A referida delegação era composta por vários executivos do Ministério das Finanças e Orçamento, do Ministério da Economia, Planeamento e Cooperação, do Ministério do Petróleo e Energia, do Ministério das Minas e Geologia, do Ministério da Saúde e Bem-Estar Social, do Ministério das Infra-estruturas, Transportes Terrestres e Abertura, do Ministério do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e do BCEAO

A atracção pelos títulos senegaleses, num contexto de crise sanitária, mostra a grande confiança do mercado financeiro internacional nas políticas públicas lideradas por Sua Excelência o Presidente da República, tendo em conta o desempenho económico do Senegal em termos de crescimento, controlo do défice orçamental e gestão pró-activa da dívida.

Os fundos obtidos serão utilizados exclusivamente para o resgate de aproximadamente 70% das euro-obrigações denominadas em dólares que expiram em 2024 por novos títulos denominados em euros, bem como para o financiamento da participação do Senegal no desenvolvimento de projectos de petróleo e gás.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x