Fiéis muçulmanos celebram hoje a festa de Ramadão

De: Déllcyo Sanca /img:Martinho Mendes

A festividade marca o cumprimento do nono mês do calendário islâmico, cujas celebrações varia todos os anos com a duração de 29 á 30 dias.

Neste período os fiéis entram na abstinência total desde nascer do sol e até o por de sol, dedicando-se as orações noturnas nas mesquitas “Tarawih” que origina enchente para manutenção das formas tradicionais de adoração.

 Na Guiné-Bissau apesar de não houver uma celebração oficial, centenas de fiéis juntaram-se nas diferentes mesquitas clamando louvor a Deus.

Em Amedalai, Imame principal na mesquita Mamadu Lamine Cissé apela paz e tranquilidade para o país.

Ocasião serviu igualmente para o coordenador do MADEM-“G15”, Braima Camara, pedir que haja entendimento no seio dos guineenses e que reine a humildade, honestidade como forma de mudar para positivo, o passado histórico que o país já registou.

Enquanto isso, no bairro de Ajuda, o Imame central da mesquita de Attadamum, apela a união entre os guineenses sustentando que, é única forma de encontrarmos o desenvolvimento.

De igual modo, Imame da mesquita do “Cupelum de Baixo” Mohamadu Aliu Djaló exorta, os guineenses a trabalharem para o desenvolvimento do país.

Ainda no Cupelum, em representação do chefe estado, Tcherno Djaló, Ministro do Comercio e Industria pediu a união entre os guineenses para estabilização do país.

O político Ibraima Sory Djaló, assegurou que, o povo guineense deve pautar pela verdade.

Comunidade islâmica celebra hoje a festa de Ramadão.

De recordar que, a festividade marca o fim dos trinta dias de jejum e o cumprimento do quinto pilar do Islão, onde os fiéis costumavam concentrar na cidade santa de meca numa peregrinação de louvor ao altíssimo, com base nas profecias do profeta Mohamed.   

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: