FIDA atores debatem sobre necessidade de optar por novas técnicas agrícolas

Por: Ussumane Baldé

O Fundo internacional de desenvolvimento agrícola reúne está quinta-feira,21-04-2022,com deferentes atores para fortalecimento da resiliência dos sistemas agrícolas para as mudanças climáticas nos pequenos estados insulares num contexto em que os fenómenos adversos das alterações climáticas se fazem sentir.

Dando a abertura do encontro que vai decorrer durante dois dias,o secretário geral do ministério de ambiente e da biodiversidade,em representação do ministro, considerou a alteração climática de fenômeno menos bom para os agricultores, garantindo que durante a atividade vão sair às técnicas agrícolas e resilêntes que dão resultado em pouco tempo de espaço e exaltou as partilhas de experiência sejam como do antigo projeto que foi executado em catorze aldeias da região de Gabu entre 2011 e 2016.

“É preciso adaptar-se aonovo sistema agrícolas no país e que as experiências partilhadas sejam igual aquela que ocorreu em região de Gabu”.

Lourenço Vaz, garante que se o país optar por nsistema agrícolas vai aumentar da produção e a satisfação das necessidades básicas de alimentação e contra decorrentes e sublinhou que o flagelo per si, constitui uma grande ameaça aos esforços de desenvolvimento.

“Com alteração climática o país deve apostar num cultivo de acordo com o espaço,senão os agricultores vão sair a perder”.

Tendo objetivo principal de prestar uma inestimável ajuda aos chamados pequenos estados insulares em desenvolvimento,caboverde, Guiné-Bissau e São Tomé e príncipe a se adaptarem aos efeitos das alterações climáticas e o executivo espera alcançado os almejados resultados em decorrência da realização desta consulta nacional e a qual augura enormes sucessos e que a troca de experiência proposta sirva a causa nobre do ambiente a bem das gerações presentes e futuras.

Financiado pelo fundo de adaptação climática num valor de catorze milhões de dólares norte americano.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: