Fernando Dias: ” Comunicação Social é chave para consolidar e estabilizar a Guiné-Bissau”.

O Ministro da Administração Territorial e Poder Local sublinhou esta quarta-feira 14 de Outubro de 2020 que, no momento, a Comunicação Social Guineense ” é chave fundamental para consolidar, estabilizar e consequente desenvolvimento do país. Uma vez que, pode construir e destruir a paz.

” Os órgãos de comunicação social podem construir e destruir a paz, mas, apelamos que contribuam no processo mais importante que é a sua construção”. Disse para de seguida afirmar que ” no momento na há nenhum setor que o pode fazer além da comunicação social”.

Fernando Dias falava no término da visita efetuada a diferentes órgãos comunicação social da capital Bissau, com o objetivo de reconhecer o papel desempenhado pela imprensa nacional no que concerne a resolução de conflitos de posse de terra e na sensibilização sobre a prevenção e combate ao novo coronavirus.

Acompanhado dos Secretários de Estado da Comunicação Social e da Ordem Pública, Conco Turé e Mário Fambé Respetivamente.

Na redação da ANG

Na ocasião, o Secretario de Estado da Comunicação Social, Conco Turé afirmou que o exemplo de prontidão e profissionalismo que tem caracterizado a atuação dos órgãos da comunicação social guineense deve servir de modelo para outros setores de vida nacional. Tendo garantido que, além de criar condições globais, a instituição sob a sua tutela está empenhada em conceber leis que visam proteger os profissionais da área.

Para o Secretário de Estado da Ordem Pública, Mário Fambé a comunicação social, em particular as Rádios como meio de sensibilizar, educar e informar devem ” suavizar ” as suas mensagens fazendo criticas de forma “construtiva”.        

Presente no ato, o Bastonário da Ordem dos Jornalistas, António Nhaga defendeu que é:

” imperativo que o Estado guineense se engaje seriamente no combate a precariedade nos órgãos de Comunicação Social o que lhes permite ser independentes”.   

Antonio Nhaga

A representante do Sindicato dos Jornalistas e Técnicos de Comunicação Social (SINJOTECS) Maimuna Bari assegurou que o sindicato está disponível trabalhar em conjunto com as autoridades no processo de consolidação e estabilização do país.

Visita a RDN

Finalmente, os Diretores-gerais da Televisão e da Rádio Difusão Nacional, Djamanca e Mama Saliu Sané respetivamente, desafiaram as autoridades guineenses na necessidade de ao nível do Orçamento Geral de Estado, implementar fundos de subvenção com vista a apoiar os mídia nacional.

Saliente-se que a visita culminou com a entrega de Gravadores, Produtos higiénicos e kits de limpeza e de combate ao Covid-19 aos Órgãos de Comunicação Social de capital Bissau.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x